11 DICAS PARA INICIAR SEUS INVESTIMENTOS

corretora

A primeira grande decisão de um investidor iniciante é a escolha de uma corretora de valores. Mas antes, é preciso fazer algumas lições de casa. Veja a lista:

1 – Sozinho vai mais rápido, mas acompanhado vai mais longe

Para se ter sucesso nas finanças, a família inteira deve estar participando do processo. Não se esqueça de realizar uma reunião familiar para explicar alguns conceitos de finanças pessoais a eles.

2 – Saiba onde você está antes de saber aonde você quer ir

É preciso saber o orçamento mensal de você e sua família. Tenha controle dos gastos e dos ganhos em uma planilha ou em aplicativos para smartphone. Só assim você conseguirá planejar seus investimentos.

3 – Tenha sua reserva de emergência assegurada

Muitos investidores iniciantes esquecem desta importante lição. É preciso ter uma reserva de 6 a 12x o gasto mensal em uma aplicação com liquidez diária, como poupança, CDB com liquidez diária ou um fundo DI. Essa reserva nunca deve ser usado para investimento e muito menos para gastos desnecessários. Somente após completada a reserva de emergência que podemos iniciar os investimentos.

4 – Tenha objetivos bem planejados

É preciso escrever num papel seus objetivos claramente, com prazos de validade. Geralmente é dividido em antes de 2 anos, 2 anos, 5 anos e 7 anos. O prazo é importante porque quanto mais curto o prazo, mais conservador o investimento deve ser.

5 – Escolha o tipo de investimento

Se o seu perfil for mais conservador, dê preferencia a renda fixa como LCI, LCA, CDBs, Tesouro Direto. Todo iniciante deve ser um pouco conservador, até adquirir confiança e um montante de investimento capaz de realizar a alocação de ativos. Com o tempo, você poderá iniciar aplicações em fundos imobiliários e ações.

6 – Tenha uma conta em um banco

Para poder transferir dinheiro para a corretora, é necessário ter uma conta em um banco. Se não tiver conta em banco, sugerimos uma conta digital, na qual é possível fazer TED isento e ilimitado.

7 – Tenha uma boa relação com seu gerente

Apesar de vários gurus dizerem que seu gerente é seu inimigo, ele deve ser tratado como um assistente. Nunca peça opiniões para ele, nem brigue. Apenas peça para ele fazer o que é preciso. Com uma boa relação, ele pode isentar sua taxa de cartão de crédito.

8 – Conheça as corretoras

Finalmente, chegamos na lição de conhecer as corretoras. Como todo investidor iniciante deve começar pelo Tesouro Direto, procure no site do Tesouro Nacional a lista das corretoras. Há muita variação na taxa de administração e nos serviços de cada uma.

9 – Escolha da corretora

Uma das mais importantes lições que aprendi foi tentar diminuir os custos dos investimentos. Como brasileiro, pago muito impostos e sei que pagar mais não quer dizer melhor serviço. Por isso, sugiro escolher primeiramente entre as menores taxas. Se no futuro quiser transferir os títulos para outra corretora, é muito simples o processo.

10 – Saiba das regras antes de começar o jogo

Muitos investidores iniciantes pensam que se deve escolher a melhor corretora e ficar com ela até que a morte os separe… Mas cada corretora tem sua característica e pode ser que não goste dela futuramente. Não se preocupe, vamos te ensinar como realizar a transferência de custódia em outros artigos. O importante é saber aonde verificar se a corretora está realmente colocando os títulos e ações no seu CPF. E isso, vamos explicar em outro passo a passo.

11 – Abra sua conta na corretora

Geralmente abrir conta em corretora é muito rápido. Pode durar entre horas e até um dia no máximo. Você precisará de documento de identificação, comprovante de residência, comprovante de rendimento (afinal, eles precisam avaliar se você não está lavando dinheiro), preencher e assinar uma ficha cadastral e um termo de adesão. Algumas corretoras pedem que você mande digitalizado, outras que mandem pelo correio.

Com esses 11 passos, você estará pronto para iniciar seus investimentos de forma segura e eficiente! Deixe um comentário abaixo com perguntas a respeito do artigo.

Abraço!

Edson Ichihara

  • Guilherme Fellet

    Abri a minha conta na socopa pra Fundos imobiliários, justamente porque n tem taxa de corretagem, e fico na spinelli pra tesouro direto, onde n tem taxas tb.

  • Thaís Fernanda Oliveira Prado

    Muito bom o artigo!

  • Janete Barbosa

    Otimo artigo!! gostei das dicas…

  • Raimundo Pereira

    Ainda estou naquela fase da indefinicao a respeito de corretoras. Com as suas dicas, vou tentar escolher uma. Fiquei interessado no processo de abertura de uma conta digital. Como faço para abrir uma?

  • Lìdia Rosa

    Não entendi muito bem a respeito da reserva de emergência, poderia dar um exemplo?
    Obrigada!

  • Edson Ichihara

    Olá Raimundo. Leia o artigo http://jornadadodinheiro.com/poupar/chega-de-pagar-taxas-ao-banco/ lá ele dá as dicas da conta digital.

  • Edson Ichihara

    Reserva de emergencia: aquele dinheiro q vc vai guardar para usar em casos de: doença, desemprego, algum imprevisto. GEralmente, é bom estar em uma aplicação com liquidez, e com boa rentabilidade (Tesouo Selic).. O ideal é ter entre 3 a 6 x o gasto mensal que vc tem. Ou até 12 x se vc é autonomo.

  • Lìdia Rosa

    Obrigada Edson, eu procurei a respeito e entendi! Vou começar por aí, fazendo a reserva de emergência pra não acabar usando o dinheiro de investir para suprir qualquer emergência que possa aparecer. Vai ser meu primeiro passo a partir do mês que vem já começo a me pagar primeiro. Melhor deixar no Tesouro Selic que na Poupança então, nesse caso?

  • Edson Ichihara

    Bom dia Lidia. O Tesouro Selic realmente é melhor que a Poupança a partir do segundo mês. No primeiro mês, tem o IOF que diminui a rentabilidade do Tesouro Selic, mas a partir do segundo mês vc já tem vantagem. Coincidentemente, amanhã vamos lançar um artigo sobre a reversa de emergencia!

  • Lìdia Rosa

    Obrigada!!! Que bom, ficarei de olho, adoro seus artigos, o site é muito bom! Parabéns e bom dia!

  • Edson Ichihara
  • William Poso

    Como faço para acessar o canal eletrônico do investidor (cei) se ainda não tenho a senha.
    Obs. abri uma conta na easynvest para investimentos no tesouro direto.

  • Edson Ichihara

    Olá William, a senha do canal eletronico do investidor (CEI) vc receberá quando fizer o seu primeiro investimento no tesouro direto.