3 SEGREDOS PARA O SUCESSO NOS INVESTIMENTOS

capa-3-segredos-para-o-suceso-nos-investimentos

Neste artigo você aprenderá sobre os 3 segredos para o sucesso nos investimentos que eu ensinei no webinário da semana passada.
Os 3 segredos para seu sucesso nos investimentos são: conhecimento em economia básica, utilização inteligente da Internet e redução dos custos dos investimentos.

Conhecimento em Economia básica

Você precisa saber um mínimo sobre conceitos de economia. Assim como todo médico precisa saber sobre a anatomia, fisiologia, farmacologia, você precisa saber sobre inflação e taxa de juros.

Inflação

3-segredos-pra-o-sucesso-nos-investimentos-01

 

Por que precisamos investir? Não seria mais fácil guardar o dinheiro em casa como nossos avós e ficar tranquilo? O problema é que temos um inimigo que é a inflação. Você já ouviu sobre ela na televisão e na internet. Olhe esse exemplo do Mc Donald´s. No ano 2011, a batata pequena custava R$ 3,00 nessa promoção e hoje a mesma batata pequena custa R$ 6,00. Ou seja, houve um aumento de 100 % no preço dela em apenas 5 anos.
Tudo que compramos sofre a variação de preço e por isso você perde o poder de compra com o passar do tempo

Meta Selic

3-segredos-pra-o-sucesso-nos-investimentos-02a

 

E o que o governo faz para tentar diminuir a inflação? Ela aumenta a taxa de juros, conhecido no Brasil como Taxa Selic. O governo faz as reuniões do COPOM – Comitê de Política Monetária e decide se aumenta ou diminui a Meta Selic.

A Meta Selic seria como um teto máximo da taxa de juros do país. Inclusive, semana passada nos dias 19 e 20 de julho, foi realizado uma reunião do COPOM. Esta foi a primeira do novo governo e eles decidiram manter a Meta Selic em 14,25 %.

O que você precisa saber sobre a Meta Selic e Inflação (nesse caso apresentado pelo IPCA – Índice de Preço ao Consumidor Amplo)? Quando a inflação aumenta, o COPOM vai aumentar a Meta Selic; quando a inflação diminui, o COPOM vai diminuir a Meta Selic. Veja no gráfico que a Meta Selic sempre será maior que a inflação.

Por que isso é importante? Porque se você tiver um investimento atrelado a Taxa Selic, você sempre vai ter um rendimento maior que a inflação. Outro dado importante do gráfico: se você tiver um investimento atrelado a inflação como no Tesouro IPCA, você também sempre terá um rendimento maior que a inflação.

 

Taxa DI e Taxa Selic

3-segredos-pra-o-sucesso-nos-investimentos-02

 

Eu sei que quando você vai falar com a gerente do seu banco, a única palavra que ela fala é 80% CDI, 90 % CDI… E sempre surge essa dúvida sobre o que é o CDI. Fiz esse esquema especialmente para você entender os conceitos sobre CDI.

CDI significa Certificado de Deposito Interbancário. São certificados que os bancos compram e vendem entre si em troca de um juros. A média dos juros do dia é a Taxa DI over (ou diária).
Por exemplo, o Banco A pode oferecer um titulo CDI de 14 % para o banco B. Isso significa que o banco B vai pegar emprestado o dinheiro e devolver com juros de 14 %. Ao final do dia, a média dos juros dos títulos do CDI forma a taxa DI diária.

Essa taxa DI diária é descrita como CDI pelo gerente do banco. E o CDI (que na verdade é a taxa DI diária) vai explicar o rendimento dos CDB (CDB de 80 % do CDI), LCA (70 % do CDI) e fundos DI (80 % do CDI).
E a taxa Selic over (diária)? É a taxa média dos juros que os bancos trabalham com o Tesouro Nacional com a venda ou compra dos títulos públicos federais. A taxa Selic precisa respeitar a Meta Selic.

Nesse caso não é troca entre bancos, mas entre o banco e o Governo Federal (representado pelo Tesouro Nacional). O Tesouro Direto é uma ótima oportunidade para você porque te deu a oportunidade de investir diretamente com os títulos públicos federais.

3-segredos-pra-o-sucesso-nos-investimentos-03

 

Fiz esse gráfico para te mostrar que a taxa DI e a taxa Selic são bem parecidos. Veja que há pouca diferença entre elas desde o ano de 2000. Por isso dificilmente você vai ouvir alguém falar de Taxa Selic.
Os gerentes do banco, a televisão e os sites da internet geralmente se referem a taxa DI ou CDI. Agora você aprendeu sobre a taxa DI, a taxa Selic e a diferença entre elas.

Risco dos Investimentos

Como vocês sabem, tudo existe risco. Assim como andar de carro, todos os investimentos possuem riscos. O importante é saber gerenciar os riscos.

Os dois maiores riscos são: o risco de crédito e o risco de mercado. O risco de crédito é o risco de você não receber o dinheiro de volta. É por isso que os bancos menores vão oferecer maiores rentabilidades para compensar o maior risco.

No Brasil, o menor risco de crédito é encontrado nos títulos públicos federais oferecidos no Tesouro Direto. O Tesouro Nacional é a instituição que tem o poder de imprimir mais dinheiro, aumentar impostos ou oferecer novos títulos públicos federais.

O primeiro erro de um investidor iniciante é achar que investir no Tesouro Direto é arriscado. Na verdade, se você achar isso, a única alternativa seria investir no exterior.
O outro risco é o risco de mercado. O que é o risco de mercado? É você perder dinheiro por causa da desvalorização do investimento. Ele não ocorre na renda fixa se você manter o título até o vencimento. Quando você investe na renda variável, você pode se expor a esse risco.

Retorno dos Investimentos

Geralmente é a única característica que um investidor iniciante procura saber. É o tal do 80 % CDI, 100 % CDI. É importante saber que quanto maior a rentabilidade, maior o risco. O seu objetivo é encontrar a maior rentabilidade para o mesmo risco.

Se você não tem educação financeira, você investe em um título com maior risco e menor rentabilidade. Quando a pessoa investe na Poupança ao invés de investir no Tesouro Selic, ela escolhe um título muito mais arriscado e com menor rentabilidade.

Liquidez do Investimento

É importante que você saiba o conceito de liquidez. Liquidez é a rapidez com que consegue transformar o título em dinheiro. Existem muitos títulos com liquidez somente no vencimento.

O ideal é que tenha uma reserva de emergência com títulos com liquidez diária e somente depois de formar sua reserva, começar a diversificar em títulos com menor liquidez.

Utilização Inteligente da Internet

3-segredos-pra-o-sucesso-nos-investimentos-04

Você precisa saber utilizar a internet a seu favor. Perder o medo de fazer operações pela internet para que agilize seus investimentos.

Vamos falar da Internet. Hoje, com o desenvolvimento de softwares e com investimentos dos próprios bancos, fazer operação on line é seguro. Muito mais seguro que você sair de sua casa e ir até o banco. E também, muito mais rápido. Coloquei essa figura da fila de um banco para te lembrar o tempo que você perde indo para o banco.

Internet banking

Os grandes bancos oferecem internet banking muito eficiente. E geralmente você pode ter direito a mais TED gratuito se realizar pelo internet banking. No meu banco por exemplo, tenho direito a 2 TED no caixa presencial e 10 TED no internet banking.

Tesouro Direto

Em 2002, o Governo iniciou o programa do Tesouro Direto para todos os brasileiros. Através do Tesouro Direto, você pode investir pela internet nos títulos públicos federais.
Antes, você só podia investir indiretamente através de fundos oferecidos pelos bancos. Você só precisa abrir conta em uma corretora (seu agente de custódia) para fazer essa operação. Os bancos grandes até oferecem o serviço, mas cobram muito mais caro.

Corretoras

Todas as corretoras como Easynvest, Rico, Socopa, XP e Modal Mais possuem páginas na internet e você consegue fazer todas operações através dela. Não precisa depender de ninguém. Não precisa sair da sua casa.

Redução dos Custos dos Investimentos

O último segredo é saber reduzir o custo dos investimentos. Você vai se surpreender com a diferença de taxas cobradas para um mesmo serviço.

Muitas vezes ficamos com preguiça de investir fora do banco por causa dos custos das transferências. Mas, hoje em dia existem as contas digitais.

Os bancos do Brasil, Itaú e Bradesco oferecem essa opção. São contas sem anuidade e no qual você pode realizar TED gratuito. É claro que os bancos dificultam a abertura dela, mas você tem o direito a abrir essa conta. Imagine pode realizar 10 TEDs gratuitos pela internet.

 

3-segredos-pra-o-sucesso-nos-investimentos-05

Outra opção que existe é a resolução 3919 do CMN que dá direito a você realizar 2 transferências de mesma titularidade (pode ser de banco diferente) mensalmente da sua conta poupança. Essa lei é pouco divulgada, mas é outra saída para você não ter custo nas suas transferências.

Taxa de custódia do Tesouro Direto

Quando você investe no Tesouro Direto, você precisa de um intermediário (banco ou corretora), mas no fim seus títulos ficam custodiados na SELIC pela BM&F Bovespa. Ou seja, não importa se você investe pela corretora A ou B, no fim, o mais importante é que seus títulos estão no mesmo local.

Por isso, eu acho desnecessário pagar uma taxa se uma corretora não cobra. Por exemplo, a Easynvest e a Modal Mais não cobram essa taxa, enquanto nos bancos como Itaú, Bradesco e Banco do Brasil há a cobrança de 0,5 % aa. Para um mesmo serviço, se você tiver 100 mil reais, pagará 500 reais a mais ao ano no banco.

Conclusão

Neste artigo mostrei os 3 segredos para o sucesso nos investimentos: aprender sobre conceitos econômicos importantes, saber utilizar a internet a seu favor e diminuir as taxas e custos dos seus investimentos.

Para ter maior conhecimento sobre Tesouro Direto, eu te aconselho a fazer nosso mini curso gratuito do Tesouro Direto.
Agora você tem duas lições de casa importantes: abrir uma conta digital e abrir uma conta em uma corretora.

Deixe seu comentário e bons investimentos

Edson Ichihara

  • Marcos de Paula

    O excelente artigo Edson!

  • Marcos de Paula

    Excelente artigo Edson! Estou no caminho certo.

  • Marcos de Paula

    Ah… sei que isso não vai mudar em nada o recado que o artigo passa… mas tem um erro de português… (…”existem” e não “existe” as contas digitais…).

  • Edson Ichihara

    Olá Marcos, obrigado pelo elogio!

  • Edson Ichihara

    Olá Marcos! Já corrigi! Valeu!

  • Anderson Henrique Chaves

    excelente artigo Dr.

    quem investe tem 2 reservas
    a reserva financeira em si que te permite realizar sonhos
    e a reserva psicológica que te permite dormir mais tranquilo que qualquer outra pessoa descontrolada financeiramente
    abçs e bons investimentos

  • Edson Ichihara

    Olá Anderson! Obrigado pelo elogio! Vai aproveitar as Olimpíadas aì no Rio?

  • Anderson Henrique Chaves

    não vou não Dr.
    infra-estrutura insuficiente e não acredito que a segurança vá dar conta da muvuca
    vou aproveitar de casa mesmo
    abçs

  • Eduardo Komura

    Artigo enriquecedor parabéns

  • Edson Ichihara

    Olá Eduardo! Obrigado pelo elogio!

  • RC

    Edson, antes de tudo, parabéns pelo artigo. Gostaria que você fizesse comentários sobre esse artigo (http://desfixa.com.br/agora-foi-vez-do-metro-news-selic-ipca/) que fala que “o Tesouro IPCA só é mais vantajoso que o Tesouro Selic quando oferece taxas acima de 6,5% além da inflação.” Será que é isso mesmo? O que você acha?

  • Edson Ichihara

    Olá RC, obrigado pelo elogio. Na verdade são dois tipos de investimentos diferentes e fazer uma comparação entre elas para ver qual é melhor não faz sentido. O ideal é ter as duas na carteira. As taxas delas abaixam e aumentam juntos. Quando a taxa Selic estiver 8,5 %, provavelmente o Tesouro IPCA vai estar com taxa menores. Considerando a meta da inflação em 4,5 %, se a taxa do Tesouro IPCA estiver em 5,0 % neste período ela vai ser rentável também. É calro que se a taxa do Tesouro IPCA estiver maior que 6.5 %, o ideal é fazer bons aportes para aproveitar essa boa taxa, mas mesmo se estiver menor, a longo prazo ela vai ser rentavel (mesmo porque o Tesouro Selic vence bem antes do TEsouro IPCA).

  • Bruno Martins

    Excelente artigo Edson, meus parabéns! No item retorno dos investimentos vc diz: Quando a pessoa investe na poupança ao invés de investir no Tesouro Selic, ela escolhe um título mais arriscado e com mais risco. Não seria,” ela escolhe um título mais arriscado e com menor rentabilidade?
    Mais uma vez, meus parabéns. Abçs.

  • Edson Ichihara

    Olá Bruno , obrigado pelo elogio! Corrigido! Agora o pessoal não vai mais investir na poupança! Muito obrigado!

  • Investidor Otimista

    Bom artigo Ichihara!!

    Obs: deve ser feita uma correção no momento em que diz que os títulos ficam custodiados na SELIC, como todos sabemos os mesmo ficam em poder da CBLC.

    Att I O

  • Edson Ichihara

    Olá Investidor! Obrigado pela mensagem! Infelizmente sua informação está incorreta e atrasada..A CBLC foi substituida pela Camara de Ações da BMF Bovespa.. Pode procurar pela CBLC que ela não existe mais! Leia o site oficial da BVMF Bovespa http://ipn.bmfbovespa.com.br/O-Projeto/Historico-4 ou no site oficial do Banco Central do Brasil https://www.bcb.gov.br/htms/novaPaginaSPB/Cblc.asp?IDPAI=SPBLIQTIT . Eu não sei porque a informação sobre a CBLC é erroneamente divulgada na internet

  • Douglas Ribeiro

    Excelente!! Seus artigos sempre trazem muitas informações importantes. Preciso, na maioria das vezes, ler mais de uma vez. Muitas ideias novas pra mim, obrigado!