COMO FICAR RICO: 10 PASSOS PARA CONQUISTAR A INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA

como-ficar-rico-independencia-financeira-capa

Se você já se perguntou como ficar rico, este guia completo de 10 passos para conquistar a independência financeira tem a resposta para você.

E o melhor é que esta estratégia funciona mesmo para você que, neste momento, pode estar endividado e com a vida financeira completamente desorganizada.

Isso se você estiver disposto a sair da sua zona de conforto e colocar em prática o que vamos ensinar aqui.

Estes passos não são fórmulas mágicas prontas, muito menos soluções que não exijam nenhum esforço da sua parte. Será necessário que você se dedique e se esforce para alcançar a prosperidade financeira.

São saídas que já foram comprovadas e que realmente funcionam se forem levadas a sério.

A seguir, veremos quais são os passos práticos sobre como ficar rico e conquistar a independência financeira:

Passo 1 – Ajuste o Seu Mindset para a Riqueza

como-ficar-rico-independencia-financeira-1
Para que a organização financeira e a construção de riqueza façam parte da sua vida de forma consistente, e não dure apenas naquele momento que você precisa sair das dívidas ou quando quer conquistar algum objetivo financeiro de curto prazo, é necessário que você ajuste o seu mindset financeiro para a riqueza.

As decisões que tomamos no nosso dia a dia são baseadas na nossa maneira de pensar, ou seja, no nosso modelo mental sobre determinado assunto. Desde o dia que li esta frase em um livro, nunca mais fui a mesma pessoa:

“Se o modelo financeiro que existe no seu subconsciente não estiver programado para o sucesso, nada do que você aprenda, saiba ou faça terá grande importância.” – T. Harv Eker, autor do best-seller “Os Segredos da Mente Milionária”

Sendo assim, se a sua mentalidade em relação ao dinheiro estiver ancorada no medo de ficar pobre, na ideia de que ter dinheiro é algo muito difícil, dentre outras crenças negativas sobre dinheiro, você dificilmente conseguirá ser uma pessoa financeiramente próspera e aprender como ficar rico de verdade.

No entanto, se você tiver os pensamentos certos sobre dinheiro, agirá como uma pessoa próspera e, assim, conquistará a riqueza de forma consistente e duradoura.

Tudo começa na mentalidade.

Pense em quais são e como foram formadas as suas crenças sobre dinheiro, busque quebrar as crenças negativas que você tem sobre riqueza e prosperidade, e as troque pela forma de pensar das pessoas ricas e bem-sucedidas.

Passo 2 – Conheça seu Perfil Financeiro

Você saberia me dizer, em poucas palavras, como é o seu relacionamento com o dinheiro?

Você tem o hábito de poupar todos os meses e investir o que poupou? Ou não tem o menor controle sobre quanto dinheiro entra e sai todos os meses?

É mais gastador e descontrolado com o dinheiro? Ou sempre conseguiu lidar bem com suas finanças sem uma ajuda maior?

O perfil financeiro de sucesso é aquele que sabe manter as finanças organizadas, consegue poupar e investir com inteligência o seu dinheiro e está sempre crescendo financeiramente.

Pense na maneira como você tem lidado com o dinheiro, em quais são as suas principais dificuldades e habilidades financeiras e quais atitudes e comportamentos levaram você a ter os resultados financeiros que tem hoje.

Fazer essa análise sobre o seu comportamento financeiro dará a clareza que você precisa ter para traçar ações mais específicas e assertivas e, assim, ajustar o seu perfil para aprender como ficar rico e alcançar o sucesso financeiro.

Passo 3 – Identifique seu Estado Financeiro Atual

Agora que você já identificou o seu modelo mental sobre dinheiro e a sua forma de lidar com o dinheiro, está na hora de saber, de fato, como andam as suas finanças.

Faça o levantamento exato de todas as suas receitas: quanto exatamente entra na sua conta mensalmente, seja por meio de salário, renda extra, dividendos, pensões, aluguéis, etc. Se tiver renda variável, considere o rendimento médio mensal.

Depois, contabilize todas as suas contas fixas, aquelas que são pagas todos os meses e também as suas despesas variáveis, como gastos com alimentação, saúde, lazer, etc.

Se tiver dívidas, entre em contato com os credores e descubra exatamente qual o tamanho dela. Fazendo isso, você terá o diagnóstico completo da sua situação financeira atual.

No meu blog, Como Ficar Rico, criei um minicurso gratuito em vídeo que mostra “Como Organizar Sua Vida Financeira” de forma prática em apenas 7 semanas. O material está incrível!

Para ter acesso ao minicurso grátis, basta clicar aqui.

Passo 4 – Defina Objetivos Financeiros de Curto, Médio e Longo Prazo

Agora, é hora de definir onde você quer chegar, ou seja, o seu estado financeiro desejado.

Utilizando a estrutura de definição de metas inteligentes, o modelo Metas S.M.A.R.T, anote o que você quer conquistar no curto, médio e longo prazo e faça as seguintes perguntas para cada objetivo:

• Esse objetivo é específico? Ou seja, você tem clareza de detalhes sobre ele?
É mensurável? Ou seja, é possível definir métricas para o alcance desse objetivo?
É um objetivo alcançável? Você consegue medir a distância entre seu sonho hoje e seu objetivo conquistado? Ele tem começo, meio e fim?
É um objetivo realista? Está dentro da sua capacidade perseguir e conquistar este objetivo? Você não está se enganando?
• É possível estabelecer um prazo para ele acontecer?

Se você responder “não” para qualquer uma das perguntas acima, repense o objetivo e vá adequando-o a esse formato. Pois é dessa forma que ele poderá sair apenas do nível da vontade para o nível da realidade.

Obs: no minicurso gratuito de “Organização Financeira” do Como Ficar Rico, ensinamos também como definir metas e objetivos financeiros praticamente à prova de falhas e frustrações. Tudo passo a passo.

Passo 5 – Monte Seu Orçamento Financeiro Pessoal e Controle Seu Dinheiro

como-ficar-rico-independencia-financeira-2
Para aprender como ficar rico e conquistar qualquer objetivo financeiro, você precisa ter o total controle sobre as suas finanças, e isso só poderá acontecer se você tiver um orçamento financeiro pessoal.

Você pode fazer isso utilizando uma planilha financeira, um aplicativo de celular ou, simplesmente, anotando seus gastos em um caderno específico para isso.

No seu orçamento, que deve ser atualizado todos os dias, você anotará todas as suas receitas, despesas e gastos diários, organizando tudo por categorias, como: gastos com alimentação, saúde, lazer, moradia, educação, etc.

Isso mostrará o retrato fiel das suas finanças, o raio X que seu dinheiro precisa ter, que ajudará você a economizar no que for necessário e se manter focado no alcance dos seus objetivos.

Você também precisa definir um tempo exclusivo para analisar o andamento do seu controle financeiro. Você pode fazer isto diária, semanal, quinzenal ou mensalmente, fica a seu critério.

Passo 6 – Controle e Elimine Todas as Suas Dívidas

Uma coisa é fato: ninguém que aprende como ficar rico para alcançar prosperidade financeira aceita carregar dívidas ou ficar constantemente se endividando.

Para se livrar das dívidas, é necessário que primeiro você identifique o tamanho real de cada dívida. Entre em contato com cada credor para saber essa informação.

Após isso, você deve fazer essa dívida parar de crescer.

Negocie com os credores uma forma de pagamento que caiba no seu bolso. Cheguem a um acordo definindo uma parcela que você é capaz de pagar.

Priorize o pagamento das dívidas mais caras, que são aquelas em que correm juros mais altos, como o cartão de crédito e o cheque especial.

Os juros do cartão de crédito, por exemplo, estão muito perto de alcançar absurdos 500% ao ano. Então, faça o que for preciso para controlar e eliminar todas as suas dívidas.

Passo 7 – Monte Sua Reserva Financeira e Proteja Seu Dinheiro de Imprevistos

A reserva financeira, ou fundo de emergência, é um valor que você separa mensalmente até acumular um montante suficiente para sustentar o seu padrão de vida atual, por no mínimo 3 meses.

Incluir essa prática na sua rotina financeira proporcionará a segurança necessária para resguardar você e a sua família de dificuldades financeiras graves, além de também possibilitar que grandes oportunidades, muitas vezes inesperadas, sejam aproveitadas.

Mas é importante ressaltar que esta reserva financeira não deve ser guardada em qualquer lugar. É claro que, se você deseja mesmo seguir um caminho que o ensine como ficar rico de verdade, seu dinheiro precisa estar seguro em uma aplicação financeira.

Se você já pensou em deixar seu dinheiro “rendendo na poupança”, já digo que esta é uma péssima escolha.

Hoje em dia, o lugar perfeito para você deixar seu dinheiro seguro e rendendo muito mais que a poupança é o Tesouro Direto.

Temos também este vídeo completo com tudo o que você precisa saber sobre reserva financeira:

Passo 8 – Defina uma Porcentagem da Sua Renda para Investir Seu Dinheiro

Se você acompanha nosso blog, já sabe que o seu dinheiro não vai crescer e trabalhar por você a menos que você o coloque para render em algum tipo de investimento.

Sobre isso, há várias possibilidades e maneiras de investir seu dinheiro com segurança e muita rentabilidade, com investimentos em Tesouro Direto, fundos imobiliários e ações.

É claro que existem as mais diversas opções de investimentos. Optamos aqui por postar apenas três das mais conhecidas. Mas a melhor escolha é aquela que se adeque ao seu perfil de investidor e esteja de acordo com as suas capacidades financeiras.

Você pode investir de forma mais segura, em títulos de renda fixa, como o Tesouro Direto, ou quem sabe se arriscar um pouco mais e investir em ações na bolsa de valores.

A melhor forma de descobrir como investir dinheiro é parando para analisar o seu perfil de investidor. Afinal, o melhor investimento para você é aquele com o qual você se sente mais confortável em colocar seu dinheiro e ainda conseguir o retorno esperado.

E, ao contrário do que muitos imaginam, é possível começar a investir mesmo que você disponha de apenas pequenas quantias de dinheiro, como R$ 30,00, por exemplo, no Tesouro Direto.

Passo 9 – Aumente Suas Fontes de Renda e Tenha Mais Dinheiro no Seu Bolso

Quanto mais diversificadas forem as suas fontes de renda, maiores serão as suas possibilidades de fazer e acumular dinheiro.

Além disso, ter mais de uma fonte de renda o resguardará, caso alguma delas venha a falir ou gerar resultados abaixo do esperado.

Não estamos falando apenas de gerar apenas uma renda extra no seu tempo livre, mas de gerar várias fontes de renda enquanto você descobre ainda mais formas de ganhar mais dinheiro.

Os ricos são absolutamente obcecados por sempre criar novas fontes de renda e gerar cada vez mais dinheiro vindo de lugares cada vez mais diferentes.

Há maneiras bastante práticas e acessíveis de se ganhar dinheiro hoje em dia, principalmente através da internet, onde você pode criar um negócio sem nem mesmo sair de casa ou abandonar seu emprego atual.

Passo 10 – Mantenha Seu Padrão de Vida Sempre Abaixo das Suas Possibilidades

Ter um estilo de vida econômico é uma boa forma de respeitar o dinheiro que você conquistou com tanto esforço.

Diferente do que o senso comum imagina, os ricos não gostam de gastar o dinheiro aleatoriamente, de fazer maus negócios por puro comodismo ou de ser negligentes no uso de seus recursos financeiros.

Essas atitudes são facilmente encontradas em pessoas que querem parecer ricas, mas na verdade não são.

Os ricos de verdade estão sempre buscando as melhores oportunidades de compra, sabem negociar, não acham vergonhoso pedir desconto e barganhar por mais vantagens.

Uma mentalidade rica sabe dar valor a cada centavo e sempre procura fazer compras que respeitem o dinheiro, e isso é bem diferente de ser avarento ou mesquinho.

Aí vão algumas formas de ter um estilo de vida mais econômico:

• Evitar o desperdício e definir limites para o seu orçamento.
• Comprar onde o preço for mais justo e não por status.
• Sempre avaliar o custo benefício de uma compra.

Conclusão


Construir a independência financeira e ficar rico é algo possível, mas realmente exige comprometimento, esforço e dedicação.

Seguindo esses 10 passos você melhorará radicalmente a sua maneira de lidar com o dinheiro e, consequentemente, fará a sua riqueza crescer.

Leia quantas vezes achar necessário e fique à vontade para tirar as suas dúvidas deixando um comentário ao final deste artigo.

Não se esqueça de assistir o minicurso sobre “Como Organizar Sua Vida Financeira em 7 Semanas“.

Um forte abraço e até o próximo artigo!

Diego Santos