INVESTIR É COMO JOGAR POKÉMON GO

jogar-pokemon-go
Não preciso dizer a febre que virou Pokémon Go, pois com certeza você já jogou ou tem familiares e amigos jogando.

Pensando nisso, eu gostaria de fazer uma comparação para os fãs do jogo e mostrar que investir pode ser muito semelhante e tão divertido quanto Pokémon.

Por que jogar Pokémon é divertido?

Desde a antiguidade, o ser humano pratica uma atividade chamada colecionismo.

As pessoas têm uma característica muito enraizada de querer ter diversos objetos, pois, mesmo que não pareçam úteis em um primeiro momento, acreditamos que possam vir a ser no futuro.

Esse sentimento de posse atualmente se confunde com o consumismo, o fato de querer ter mais, e mais, e mais…

No Pokémon, isso não é diferente.

A própria música de abertura da série animada já induz nosso espírito colecionador:

“Pokémon, temos que pegá-los, eu sei!”

E muita gente gosta de jogar simplesmente pelo fato de conseguir capturar todos, de colecionar.

Outra questão é a competição social: os jogadores querem comparar quem já conseguiu capturar mais, quem tem os Pokémon mais fortes, qual nível já conseguiu alcançar, etc.

E um dos principais objetivos é levar seu personagem e seus Pokémon a níveis tão elevados que o torne praticamente imbatível.

O que isso tem a ver com investir?

Investir nada mais é do que guardar dinheiro. Mas não é simplesmente guardar, e sim acumular ativos (colecionar) que se valorizem ou gerem rentabilidade para que no futuro você tenha ainda mais dinheiro.

É como se cada ativo (tipo de investimento) fosse um Pokémon diferente, que você pode colecionar, melhorar e colher os resultados.

Em nossa sociedade consumista, é normal querermos comparar os bens que temos com os das outras pessoas. E sempre querendo ter do bom e do melhor.

Também queremos ter os melhores Pokémon e mais fortes do que os dos nossos adversários.

Os níveis dos Pokémon são como o dinheiro que investimos nos ativos.

Quanto mais investimos em determinado ativo, mais aumentamos o “poder” dele, o que fará com que o retorno dele no futuro seja excelente.

Como os Pokémon se parecem com investimentos

Se você ainda não se convenceu que o mundo dos Pokémon é muito parecido com o dos investimentos, trarei alguns exemplos deles para mostrar.

Magikarp é o mesmo que não poupar

jogar-pokemon-go-08
A Magikarp é muito simbólica no mundo Pokémon, principalmente por conta do seu famoso “Splash”, que é um golpe que não faz absolutamente nada.

Portanto, se você não poupa dinheiro, na verdade tudo o que você tem é uma Magikarp com “Splash”. Seu salário pode até ser razoável o suficiente para dar um “Tackle”, mas seus gastos no presente e no futuro provavelmente serão mais letais que o poder do seu salário.

Quem tem salários altos acaba não se preocupando em poupar, pois tem um Gyarados em mãos. Porém, para a maioria da população, conseguir chegar nesse Gyarados é uma tarefa que pode nunca ser alcançada.

No entanto, saiba que ter um salário alto (Gyarados) não é essencial para alcançar um belo patrimônio. Aprendendo a poupar e escolhendo bons ativos, você conseguirá.

Pidgey é a caderneta de poupança

jogar-pokemon-go-09

O Pidgey é um dos Pokémon mais famosos para quem é fã dos games. É aquele Pokémon que todos conhecem e pode ser encontrado em qualquer lugar.

Da mesma maneira, a caderneta de poupança é o investimento mais conhecido dos brasileiros e pode ser feita em qualquer banco.

No entanto, já aprendemos que a poupança não é grande coisa, pois não protege seu dinheiro contra a inflação em qualquer cenário.

O Pidgey é um bom Pokémon no começo (até porque você só consegue encontrar ele mesmo…), mas conforme você avança descobre que há opções muito melhores.

Zubat é a previdência privada

jogar-pokemon-go-11

Bom, na verdade, os gerentes do banco é que são como o Zubat.

Seres chatos e insistentes que não deixam você em paz (não é culpa deles, pois têm metas a bater, mas não deixa de ser chato).

Sempre que você precisa ir ao banco ou mesmo telefonar, pense duas vezes. O mesmo vale para decidir se entra na caverna ou não quando estiver jogando Pokémon.

O pior é que eles oferecem as previdências dando tantas informações desnecessárias (algumas importantes), que deixam o cliente totalmente confuso (Zubat used Supersonic).

Eventualmente, esse investimento pode acabar sendo vantajoso em uma minoria das vezes no futuro. Assim como o Golbat com “Confuse Ray” pode até acabar sendo útil…

O problema é ter que lidar com uma escolha ruim até que se torne razoável.

Seaking é o título de capitalização

jogar-pokemon-go-10

Alguém usa esse? Durante anos que joguei Pokémon, era difícil encontrar alguém que fizesse algum uso útil do Seaking.

Para quem é fã, peço que cite as vantagens desse amigo nos comentários!

Basicamente, o Seaking pode vencer uma batalha usando “Horn Drill”. É um ataque que vence imediatamente, mas que tem uma probabilidade baixíssima de ocorrer.

O título de capitalização funciona de maneira bem parecida: pode dar um bom retorno nos sorteios, mas se não for sorteado há grande perda de custo de oportunidade.

Isso mesmo: o TC não passa de uma espécie de jogo/loteria, mas é vendido como se fosse um bom investimento.

Aproveito para comentar também sobre a Mega Sena aqui já que também é muito parecida.

Mas essa se assemelha mais a um Golem utilizando “Self-Destruct”. Você queima seu dinheiro na esperança de levar o adversário junto.

Eevee é o fundo de investimento

jogar-pokemon-01

O Eevee é muito interessante por conta de suas várias evoluções (bom, somente 3 na primeira geração).

Do mesmo modo, o fundo de investimento pode tomar várias direções diferentes, podendo ser de renda fixa, ações, multimercado, cambial, etc.

Assim como as evoluções do Eevee, alguns fundos são bons e outros ruins. É preciso saber escolher bem.

Snorlax é o CDB

jogar-pokemon-go-05
Snorlax é meu Pokémon favorito da primeira geração, embora o investimento em CDB não seja o de minha preferência.

Ao investir em CDB, você fica com o dinheiro preso durante vários meses ou anos, mas consegue juntar um valor bem interessante.

O Snorlax pode ficar dormindo durante um tempo, mas, se resolver acordá-lo, fará um grande estrago!

Até existe CDB com liquidez diária, ou seja, você pode resgatar sem precisar manter até o vencimento. No entanto, a rentabilidade seria bem menor.

Isso seria semelhante ao “Snore”. Daria algum dano, mas nada extraordinário.

Cloyster é o Tesouro Direto

jogar-pokemon-go-04

Aqui, fiquei com muita dúvida sobre qual escolher, mas acabei indo com o Cloyster por ter a melhor defesa.

E a defesa é justamente o ponto forte do Tesouro Direto, que é o investimento mais seguro do mercado financeiro brasileiro.

Além disso, mesmo sendo bom para proteção, também tem boas características ofensivas, como o Tesouro IPCA+ e o Tesouro Prefixado que podem trazer ganhos mais elevados.

O Cloyster pode ser usado como uma ajuda defensiva e também utilizar algum golpe ofensivo que faça um estrago, como “Ice Beam” ou “Surf”.

Nidoqueen é como fundos imobiliários

jogar-pokemon-go-06

Para os fundos imobiliários, quis trazer um Pokémon que fosse versátil, pois é justamente o que os FIIs proporcionam nos investimentos.

Com renda passiva todo mês, eles permitem que você utilize esses rendimentos para comprar mais FIIs, outros investimentos ou mesmo utilizar a renda.

A Nidoqueen tem essa mesma versatilidade, pois combina uma boa defesa com um bom ataque, além de poder aprender golpes de vários tipos diferentes, como água, fogo, gelo, elétrico, etc.

É uma excelente peça para a sua equipe.

Charizard é como ações

jogar-pokemon-go-07

Assim como o Charizard traz um grande poder de fogo à sua equipe, as ações trazem esse potencial destrutivo para seus investimentos.

Embora essa destruição possa vir contra você, aprendendo a investir da maneira correta, as ações podem ajudar a multiplicar o seu patrimônio com um risco controlado.

Se você se lembra, no anime, o Ash não conseguia dominar as atitudes do Charizard, mas, conforme treinou mais, conseguiu utilizar todo o poder de fogo dele a seu favor.

As ações são muito semelhantes. Depois que você entende como funcionam e como analisá-las corretamente, terá um grande ativo em suas mãos.

Você pode aprender mais sobre elas no nosso e-book “Ações para Iniciantes”.

Considerações Finais

O principal objetivo deste artigo foi tentar mostrar que investir pode ser muito parecido com jogar Pokémon.

A meta é a mesma: colecionar o máximo de Pokémon que conseguir e deixá-los cada vez mais fortes.

Nos investimentos, você quer acumular o máximo que der para que possa ter o suficiente para realizar todos os sonhos que deseja.

E você? Qual time de Pokémon/investimentos utiliza?

Grande abraço!

Vitor Hernandes

  • Igor Grosskopf

    Sensacional! muito boa sua comparação.

  • Valeu, Igor!

    Está jogando Pokémon Go? Já é investidor também?

    Grande abraço!

  • José Eduardo de Araujo

    Cara, confesso que vc foi preciso nas comparações! Parabéns mais uma vez pelo post!

  • Valeu, José!

    Fico feliz que tenha gostado!

    Grande abraço!

  • hahahah adorei a analogia com pokémon! 😀 ficou bem legal 😀

  • Valeu, Hevlin! Haha

    Bem nerd, mas tá aí! Foi o que deu pra fazer pra comparar! 😀