COMO PERDER O MEDO DE INVESTIR EM 10 DIAS

perca_o_medo

Como perder o medo de investir em 10 dias

Sempre que começamos algo novo precisamos de dicas e auxílio de alguma pessoa para termos coragem e segurança para começar.

Quando comecei a dirigir, meu pai me auxiliou no banco passageiro, com muitas sacadas, e isso me ajudava a ter confiança para continuar dirigindo.

Vejo que, quando vamos começar a investir, é o mesmo processo. Todo mundo começa ganhando um salário e depois faz o investimento em poupança ou previdência privada, por serem considerados seguros e melhor que deixar somente na conta corrente.

Porém, como o artigo a Nova Poupança descreveu, sabemos que essas opções não são as mais seguras e, muito menos, as mais rentáveis.

O mundo é dinâmico, e temos que estar preparados para nos adaptarmos a ele.

Assim como meu pai me ajudou na direção, criei um passo a passo simples para você e, se tiver qualquer dúvida, deixe um comentário.

1) O início: abra uma conta corrente

O primeiro passo é abrir uma conta em um banco. É impossível você conseguir investir sem ter conta bancária, pois, para investir em uma corretora de valores, a transferência de recursos deve ser feita a partir de uma conta corrente/poupança para a conta corrente da corretora.

2) Digitalize sua conta bancária

Caso não tenha uma conta, você pode abrir uma conta digital sem custos. Caso já tenha, fale com seu gerente para fazer o essa migração da sua conta para a digital.

Eu tenho uma conta no Santander e sempre tive que ir até a agência para fazer TED/DOC, e tinha um limite de 2 por mês. Depois de conversar com a gerente, ela me sugeriu a fazer via internet banking (sem custos), porque assim poderia realizar 10 TED/DOC gratuito e não precisaria pegar a fila do banco.

3) Consiga informações com o gerente do banco

Provavelmente, para digitalizar a conta, você deve ir ao banco para falar com o gerente. Veja uma lista do que perguntar a ele:

TED/DOC: é importante saber quantos TED/DOC gratuitos você tem direito por mês. Mesmo que seja zero, pergunte se com internet banking você ganha direito a algum. Se não tiver benefício mesmo com internet banking, talvez seja hora de criar uma conta digital mesmo.

– Teste seu gerente e pergunte sobre o Tesouro Direto. É quase certeza que ele falará que a rentabilidade é baixa e que vale mais a pena investir em um fundo de investimento do próprio banco. É nessa hora que você pergunta qual é o portfólio do fundo. Provavelmente, ele será formado quase que completamente por títulos públicos, que você pode investir diretamente sem pagar taxa de administração ao banco.

4) Abra conta na corretora

Vejo ainda que, mesmo com todas as dicas, este continua sendo o maior obstáculo. Neste artigo, você encontrará um passo a passo para a escolha. Para tirar seu medo da corretora, vou dar duas dicas para você:

Abra conta em 3 corretoras! Isso mesmo, você pode abrir conta em quantas corretoras quiser! Eu sugiro que abra em 3 para conhecer melhor o site , o atendimento e as taxas de cada uma. Algumas corretoras cobram quando você fica muito tempo sem utilizar, então escolha as que são gratuitas.

– Pergunte sobre como fazer transferência de custódia dos ativos (títulos públicos). Esse processo é importante caso no futuro tenha algum problema com a corretora.

5) Consulte os agentes autônomos da corretora

Com 3 contas em corretora, você terá auxílio de 3 agentes autônomos! Pergunte a eles sobre o Tesouro Direto.

Provavelmente, eles falarão que há outros investimentos tão seguros quanto o Tesouro e com maior rentabilidade. Nesse caso, eles mostrarão CDB, LC, LCA e LCI de bancos menores (é isso que pode diferenciar uma corretora das outras).

Como primeiro você precisa tirar o medo de investir, sugiro que invista no Tesouro Direto e no futuro poderá investir nos bancos menores (com 3 corretoras, você terá muito mais opções).

O medo de transferir dinheiro para a corretora é normal. Geralmente, cada agente autônomo dirá que na corretora dele é mais seguro. É a profissão dele, mas não deixe que isso atrapalhe você. Tenho duas dicas para diminuir esse risco:

– Ao transferir o dinheiro para a corretora, geralmente demora de 4 a 12 horas para entrar na conta da corretora. Logo após confirmar o dinheiro na conta da corretora pelo site, invista seu dinheiro no Tesouro Direto. Não deixe dinheiro parado na conta da corretora.

– Antes de comprar o título, compare as taxas/preço de compra do site das corretoras com o do site oficial do Tesouro Direto. Se você comprar pelo site oficial do Tesouro Direto, não terá problemas, mas no site das corretoras tem situações que as taxas são diferentes do site oficial, e isso pode ser um problema. Só compre no site das corretoras se as taxas forem iguais às do site oficial, como no caso abaixo:

perca01
Imagem: Site oficial do Tesouro Direto

PERCA02
Imagem: Corretora Easynvest

6) Escolha os títulos

Para adquirir autoconfiança nos investimentos, escolha o Tesouro Selic (a nova poupança). Como ele é atrelado à taxa Selic (pós-fixado), você terá uma aplicação com boa rentabilidade e sem riscos. O preço do Tesouro Selic sempre aumenta, ou seja, você nunca perderá dinheiro com ele. Veja o gráfico abaixo:

perca3

7) Acompanhe seus investimentos

Depois de 3 dias da compra, você receberá um e-mail com a liquidação do investimento. Pronto, seu dinheiro está seguro no Tesouro Direto. Quando você ver o extrato, não se desespere. Conforme este artigo, é normal que ele esteja negativo nos primeiros 4 dias úteis. Sugiro que só volte a ver a rentabilidade depois de um mês. Seu medo de perder dinheiro talvez diminua nessa época, mas confie em nós, você está no caminho certo.

8) Faça um acompanhamento mensal

Para facilitar na declaração de imposto de renda anual e no acompanhamento, utilize a ferramenta Extrato Consolidado da página oficial do Tesouro Direto. Neste Extrato, você consegue analisar o valor investido, os impostos, valor bruto atual e o valor líquido atual do seu título.

perca4

Conclusão

Todo esse processo demorará no máximo 10 dias. Eu sei que é difícil e seus conhecidos falarão que é arriscado, que perderá dinheiro. Eu fui o primeiro da minha família a investir no Tesouro Direto e ouvi de tudo nas reuniões familiares. Hoje, estou feliz em ver meu dinheiro trabalhando para mim.

Já ajudei minha noiva a investir também e agora desejo que você seja o próximo.

Lembre-se do dia em que fez algo pela primeira vez. O medo de não dar certo foi grande, mas depois você percebeu que nem foi tão difícil assim.

Eu, junto com a Jornada do Dinheiro, estou aqui para fazer com que não se sinta sozinho nesse processo. Para nós, não importa em qual banco ou corretora você tem conta, não fazemos parte nem somos parceiros de nenhuma instituição financeira e vamos ajudar você porque sabemos o benefício que terá ao iniciar seus investimentos.

Deixe um comentário abaixo para tirar suas dúvidas! E até a próxima!

Edson Ichihara

  • Janete Barbosa

    Gostei das dicas, já comecei, dei os meus primeiros passos com relação a investir no Tesouro direto, pesquisando, lendo muito a respeito, estudando, fiz o cadastro da Corretora, e comecei… Essas dicas facilitam a vida de quem esta começando, suas dicas tem sido muito uteis. Obrigada por compartilhar.

  • Edson Ichihara

    Obrigado pela mensagem Janete! Sucesso nos investimentos!

  • Ramon

    Edson,

    Gostei das dicas mas fiquei com uma dúvida quanto a esse sua conta do Santander. Qual pacote é o seu?

    Pergunto pois tenho há anos minha conta com eles e por um bom tempo fui isento de taxas de manutenção (o que junto com a isenção da anuidade do cartão de crédito fez com que eu abrisse a conta com eles) mas depois passou a ser cobrado e quando fui ao banco conversar eles disseram que a “promoção” havia encerrado. Protestei, sem sucesso. O que me fez exigir o pacote de serviços essenciais, que não há taxa de manutenção mas pago por DOC/TED.

    Pesquisei quanto a conta digital e até onde sei o Santander ainda não tem esse tipo de conta.

    Dica: Pra saber o seu pacote de serviços no Internet Banking: Conta Corrente > Pacote de Serviços > Consultar atual.

    Obrigado!

  • Edson Ichihara

    Olá Ramon. Obrigado pela mensagem! Eu tenho conta no Santander Van Goth. Se vc tiver alguma aplicação com mais de 100 mil vc fica isento da taxa e por isso consigo 2 TED no caixa e 10 TED pelo internet banking. Vc já tentou conta digital no Itau, BB ou Bradesco? Lá vc vai conseguir TED/DOC ilimitados sem taxa!

  • André Henrique Tavares Maciel

    Edson, tenho uma dúvida! Entrei na Easynvest, mas na hora de escolher o título que comprar, são muitos e de diferentes datas de liquidação! Tem alguma dica? Obrigado

  • Edson Ichihara

    Obrigado pela mensagem André! Parabéns por ter começado a investir. No começo, eu escolheria os títulos pós fixados, Tesouro Selic, para vc não ter o risco de perder dinheiro e ter uma reserva de emergencia. O Tesouro Selic vendido atualmente tem vencimento em 2021. Depois vc poderá diversificar em Tesouro IPCA 2019 tb. Nesse curso, http://jornadadodinheiro.com/webinario-janeiro/ , ensinamos sobre cada titulo e qual a melhor estratégia para começar!

  • Isa Anjos

    Caro Edson, parabéns pelos textos, são bem didáticos, estou terminando de ler o e-book e os artigos anexos. Em outubro do ano passado transferi o valor que tinha numa conta poupança do BB para o fundo LCI do mesmo banco, cujo CDI tende a ser de 80% a 70%, faço aportes mensais de cerca de 30% do meu salário neste fundo, mas, após a leitura dos seus textos e de outras fontes que tenho buscado paralelamente, me parece que seria mais interessante fazer o investimento desses 30% em Tesouro Direto (pensei em Tesouro IPCA+ 2019 (NTN-B Principal), considerando o fato de que possuo um objetivo bem concreto, com vistas a realizar-se em cerca de 4 anos. Pensei que meus investimentos mensais poderiam ser feitos da seguinte maneira: 30% Tesouro IPCA, 10% Tesouro Selic (reserva de emergência) e deixar o que já possuo em LCI render sem novos aportes. O que você acha? Bem, eu ainda não abri a conta numa corretora, mas pretendo fazer.

  • Edson Ichihara

    Olá Isa.. Obrigado pela mensagem. Parabéns que pelo comentário percebi que vc realmente aprendeu sobre investimentos, a importancia de “casar” o investimento com o objetivo. Essa nova proporção de 30 % IPCA, 10 % Selic e LCI deixando render é mais apropriado. A vantagem do LCI é que não há cobrança de imposto, mas essa taxa está baixa, é melhor investir no Tesouro Selic e para seu objetivo em 2019, investir no Tesouro IPCA! Bons investimentos

  • Isa Anjos

    A taxa do lCI do BB no ano passado estava em 80% este ano está em 70%, você sabe se esse valor pode variar de acordo com o banco ou corretora?

  • Robson P. Santos

    Tem grandes variações cara, eu tinha um CDB no BB q estava pagando nessa mesma base. Eu já sabia investir mas passei por uma faze meio de preguiça. Final do ano resolvi me dedicar novamente, na finada TOV comprei LCI de 94% pra só um ano do banco Pine. Sendo que atualmente minha renda fixa foi pra easynvest e lá vc acha coisas acima de 90% e até mesmo algumas LCI e LCA pagando algo entorno de 5% mais IPCA ou IGPM

  • Edson Ichihara

    Pode variar sim..quanto menor o banco, maior a taxa (pelo maior risco). Como o Robson disse , vc encontra taxas muito maiores nas corrretoras atraves de bancos menores.