INVESTIMENTO EM DÓLAR COM SEGURANÇA

investimento em dolar

Investimento em dólar com segurança

Neste primeiro artigo de 2016, vou apresentar uma alternativa pouco divulgada para seus investimentos.

O mês de dezembro foi muito agitado na política econômica brasileira. Li dois excelentes artigos do Leandro Ávila do Clube dos Poupadores sobre esses assuntos: a troca do ministro da Fazenda e o MP 694/15 que prometia mudar os impostos dos investimentos.

Com a indefinição da situação da política e da economia do Brasil, vou falar neste artigo de um investimento mais seguro que o Tesouro Direto Brasileiro: os títulos públicos dos Estados Unidos.

No dia 16 de dezembro de 2015, o FED ( Federal Reserve) dos EUA decidiram aumentar a taxa de juros dos EUA para 0,25-0,50. Desde 2010 a taxa de juros dos EUA se encontravam próxima de zero.

Como há muitos brasileiros com medo da atual crise econômica brasileira e sempre me perguntam se existe um investimento mais seguro que o Tesouro Direto Brasileiro, vou te explicar sobre o “US Treasury Bonds”. (investimento em dólar com Títulos Públicos dos Estados Unidos).

Antes de investir em um país estrangeiro, é preciso saber as regras sobre os impostos de bens no exterior. Atualmente, é obrigatória a declaração anual se você tiver mais que U$ 100.000,00 (cem mil dólares) no ano em ativos (renda fixa, ações, imóveis por exemplo).

Tipos de Títulos

Existem três títulos públicos federais Americanos: T-Bill, T-Notes e T-Bonds.

T-Bills (Treasury Bills)

É um Título de curto prazo, de 4 semanas até 52 semanas. Geralmente você compra o título por um valor menor que U$ 1000,00 e receberá o valor de U$ 1000,00 no vencimento. Por exemplo, você compra o título por U$ 990 e recebe no vencimento o valor de U$1000. A diferença entre esses valores é o valor da taxa paga.

T-Notes (Treasury Notes)

É um Título de longo prazo, de 2 a 10 anos. Ele paga juros semestrais até o vencimento.

T-Bonds (Treasury Bonds)

É um Título de longo prazo, com vencimento em 30 anos. Ele paga juros semestrais até o vencimento.
Para a compra de títulos públicos americanos, há duas alternativas: pelo Tesouro Direto (Treasury Direct) ou através de uma instituição financeira dos Estados Unidos.

O Treasury Direct é somente para os americanos. Para os estrangeiros, como nós brasileiros, é necessário abrir conta em uma instituição financeira dos Estados Unidos e através desta é possível comprar títulos do Tesouro Americano.

Você poderia abrir conta em bancos como o Citibank e o Wells Fargo. O problema é que para abrir uma conta em um banco nos Estados Unidos você deve ir até o banco pessoalmente.

Como temos Citibank no Brasil, você pode ir até uma agência tirar suas dúvidas sobre abertura de conta nos Estados Unidos. Citei o Wells Fargo porque foi o banco em que abri uma conta enquanto morei nos Estados Unidos por 1 ano na minha especialização.

Conclusão

Se você deseja proteger seus investimentos em dólar, uma ótima opção é investir nos Títulos Públicos Americanos.

Você perderá nas taxas de juros anuais (no Brasil, está 14,25% e nos Estados Unidos, entre 0,25 e 0,50%), porém não dependerá do governo brasileiro que sempre muda suas regras fiscais.

Espero que aproveite essa última semana de 2015 e aumente seu conhecimento financeiro para que em 2016 seu dinheiro trabalhe para você.

Para aprender mais sobre o Tesouro Direto do Brasil, leia nosso último artigo.

Edson Ichihara