POR QUE USAR A EASYNVEST PARA TESOURO DIRETO?

por-que-usar-a-easynvest-para-tesouro-direto-capa

Por que usar a Easynvest para Tesouro Direto?

Ultimamente, temos ajudado milhares de pessoas a despertar para a necessidade de gerenciar melhor seu dinheiro, poupar e investir.

Muitas se dedicam bastante para aprender e adquirir conhecimento sobre esse mundo totalmente novo com o qual nunca tivemos contato quando crianças.

No entanto, uma dúvida e desconfiança muito comum trata-se de como escolher uma corretora de valores.

Aqui no Jornada do Dinheiro sempre aconselhamos que a pessoa adquira conhecimento e aprenda a tomar suas decisões de investimentos por conta própria.

Isso significa eliminar de vez o contato com aquele gerente do banco que só quer empurrar investimentos bons para o banco e ruins para você.

Porém, quando falamos que se deve abrir uma conta em uma corretora de valores independente, normalmente esses potenciais investidores “travam”.

Travam porque têm medo de sair do óbvio, do comum, que é investir pelo próprio banco onde eles já têm sua conta corrente.

E é justamente nesse medo que os bancos se amparam e não veem necessidade alguma de oferecer algum investimento decente, pois se aproveitam da falta de conhecimento das pessoas.

Pensando nisso, meu sócio Edson Ichihara escreveu este artigo sobre corretoras para se investir no Tesouro Direto para ajudar milhares (quem sabe, milhões) de pessoas.

No entanto, ainda recebemos muitas dúvidas sobre o assunto e eu gostaria de esclarecer algumas delas aqui.

O que é uma Corretora de Valores?

Basicamente, a corretora de valores é uma empresa que intermedia a compra e venda de investimentos financeiros.

Você não pode chegar na Bovespa (bolsa de valores) pessoalmente e solicitar uma compra ou venda de um ativo. Essa transação deve ser intermediada, principalmente por conta da segurança e para tornar possível a interligação entre sistemas para que as pessoas encontrem mais facilmente quem está comprando e quem está vendendo algum ativo.

Existem investimentos que podem ser realizados diretamente pelos bancos, como CDB, LCI, LCA, previdência privada, fundos de investimento, entre outros.

Porém, Tesouro Direto, ações, fundos imobiliários e outros tipos de investimento não são oferecidos pelo banco (exceto bancos que sejam agentes integrados a corretora).

Existem corretoras de valores atreladas ao próprio banco onde você tem sua conta corrente, mas elas geralmente têm custos mais elevados.

Além disso, essas corretoras de bancos costumam oferecer somente seus próprios investimentos, enquanto uma corretora de valores independente tem uma prateleira mais extensa de opções mais atrativas.

É Seguro Investir por uma Corretora?

Essa é uma pergunta muito comum, e é o principal motivo de não termos mais pessoas investindo atualmente.

A corretora de valores serve apenas como intermediária para suas operações. Na verdade, todos os seus investimentos ficam custodiados em outro local, normalmente na Bovespa (para Tesouro Direto, ações e fundos imobiliários) e na Cetip (para títulos privados e debêntures).

Portanto, em caso de quebra da corretora, seus investimentos estão protegidos e você só precisará transferir a custódia para outra corretora. Lembre-se somente de não deixar uma quantia muito alta de dinheiro parada na conta, pois será perdida em caso de falência.

Também é importante verificar periodicamente no Canal Eletrônico do Investidor se os investimentos estão lá em seu CPF para que não tenha problemas posteriormente.

Por que Investir pela Easynvest?

Primeiramente, eu gostaria de esclarecer que não temos nenhum vínculo de patrocínio com a Easynvest ou qualquer outra corretora.

O que fazemos é simplesmente divulgar o que nós mesmos usamos e julgamos mais interessante para o leitor que nos acompanha.

Escreverei também sobre outras corretoras interessantes em uma próxima oportunidade.

A Easynvest é uma corretora que já está há quase 50 anos no mercado e que está sempre buscando inovações para melhorar seus serviços.

Um exemplo disso é o lançamento recente do aplicativo para smartphones que tem integração com a plataforma. Ou seja, você pode fazer suas transações diretamente pelo celular.

Agora, o principal motivo de eu investir em Tesouro Direto e títulos privados pela Easynvest é pelo fato de ela cobrar zero taxas para esses investimentos de renda fixa.

“Então como é que a corretora fatura? Estou achando que isso é falcatrua…”

Na verdade, essa foi uma jogada de marketing muito inteligente e que colocou a corretora entre as maiores custodiantes do Tesouro Direto.

Embora a corretora não cobre uma taxa dos clientes, ela ganha no spread entre a taxa acordada com os bancos para um título privado, por exemplo, e a taxa acordada para o cliente.

Por exemplo, a corretora oferece na prateleira um CDB de 120% do CDI para os clientes. No entanto, o banco fechou com ela a rentabilidade de 125% do CDI. Portanto, a corretora fica com esses 5% de diferença.

Além disso, a taxa zero para Tesouro Direto e títulos privados também serve de chamariz para que o investidor faça outras aplicações em que há taxas.

O investidor que negocia ações pela Easynvest tem o custo de 10 reais de taxa de corretagem, sendo que deve gastar o mínimo de 30 reais no mês se optar por esse investimento (clique aqui para ver toda a tabela de preços da corretora).

Porém, não existem esses gastos para quem opera somente renda fixa. A questão é que existem investidores que preferem manter todas as operações em uma única corretora e acabam operando a renda variável também pela Easynvest.

Veja um vídeo do canal da Easynvest em que os próprios gerentes da corretora respondem sobre a questão da taxa zero:

Compensa Usar para Renda Variável?

Como eu disse anteriormente, existem investidores que preferem a praticidade de utilizar somente uma corretora.

Porém, além dos custos mais elevados para renda variável, a plataforma da Easynvest não é muito estável. Existem certos momentos que fica difícil o acesso ao site, o que prejudicaria muito em caso de operações de trading.

No meu caso, faço apenas investimentos de renda fixa pela Easynvest, normalmente acessando somente uma vez por mês, então ela me atende tranquilamente. Minhas operações de renda variável faço pela Socopa.

Muita gente adora aqueles ditados prontos: “não existe almoço grátis”, querendo insinuar que essas corretoras são menos seguras por cobrarem taxas mais atrativas.

Isso porque simplesmente não entendem de onde vem a fonte de renda dessas empresas.

Eu almoço de graça e estou muito bem, obrigado.

Se um dia essas corretoras falirem, o que acho bastante improvável pelos balanços que elas têm apresentado (veja aqui: Easynvest e Socopa), basta transferir a custódia para outra corretora e está tudo certo.

Veja nesta lista todas as instituições financeiras habilitadas para negociação no Tesouro Direto.

Como Abrir a Conta na Easynvest?

Para abrir a conta, o processo é muito simples. Basta acessar https://www.easynvest.com.br/precadastro e serão solicitados seus dados pessoais.

Depois disso, você deverá preencher mais algumas informações e encaminhar alguns documentos. Tudo isso pelo próprio site, sem a necessidade de ir a agências.

Alguns ficam desconfiados porque a corretora pede a cópia de alguns documentos, mas isso é totalmente normal e necessário, pois se trata de uma instituição financeira que deve comprovar a legitimidade dos dados que você está informando. É o mesmo processo de abertura de conta corrente no banco, mas com pouco menos burocracias.

Após o envio das informações e dos documentos, a corretora verificará os dados para confirmar se está tudo certo. Esse processo pode levar alguns dias.

Quando seu cadastro estiver pronto, basta fazer login na página inicial e você cairá em uma página assim:

por-que-usar-a-easynvest-para-tesouro-direto01

Como Transferir Dinheiro para a Easynvest?

Para transferir recursos e começar a investir, arraste o mouse para o menu à esquerda e clique em “Minha Conta”, depois “MOVIMENTAÇÃO”:

por-que-usar-a-easynvest-para-tesouro-direto02

Depois disso, você verá a seguinte tela:

por-que-usar-a-easynvest-para-tesouro-direto03

Veja que você só pode enviar dinheiro de uma conta que tenha o mesmo CPF da conta na corretora.

Você pode fazer o procedimento preenchendo os campos nessa tela ou simplesmente enviar um TED pelo seu banco para a conta indicada ali.

Aqui, muitas pessoas acabam se incomodando com o fato de que precisam enviar via TED, que normalmente tem uma cobrança de taxa no banco.

Por esse motivo, acabam buscando corretoras que tenham conta no mesmo banco que utilizam para poderem realizar uma transferência bancária comum.

No entanto, as corretoras estão eliminando esse tipo de transferência, pois a conta na própria corretora (em seu nome e CPF) torna o processo mais rápido e seguro para identificação do seu depósito.

Para eliminar esse custo de TED, existe a chamada conta digital, que é uma conta corrente comum na qual você não paga taxa de manutenção mensal, tem direito a TEDs gratuitos e ilimitados, além de saques e extratos.

Não me alongarei nesse assunto, pois você pode ler em mais detalhes neste artigo.

Com a conta digital, você não precisará ficar escolhendo a corretora simplesmente pelo banco com o qual ela trabalha, mesmo porque, em breve, não haverá mais opções desse tipo.

Como Investir em Tesouro Direto pela Easynvest?

Primeiramente, no menu à esquerda, você deverá clicar em “Produtos e Promoções”:

por-que-usar-a-easynvest-para-tesouro-direto04

Clique em “Título Público” e em “Adesão”. Leia o que achar importante no contrato e insira sua assinatura eletrônica para concordar com os termos. A minha tela não aparecerá exatamente igual à sua, pois já está na minha lista de assinaturas:

por-que-usar-a-easynvest-para-tesouro-direto05

Deve ser feito esse mesmo processo para cada tipo de investimento que você quiser utilizar.

Depois disso, no menu à esquerda, clique em “Renda Fixa” e depois em “TÍTULO PÚBLICO”.

Você verá esta tela com os títulos públicos disponíveis para compra:

por-que-usar-a-easynvest-para-tesouro-direto06

Quando quiser comprar o título, clique no carrinho da coluna “Comprar” e você verá esta tela:

por-que-usar-a-easynvest-para-tesouro-direto07

Digite a quantidade que deseja comprar (lembre-se que pode comprar a partir de 0,01 título, desde que respeitado o valor mínimo de 30 reais), e o valor total será ajustado automaticamente. Então, basta digitar sua assinatura eletrônica e clicar em “APLICAR”.

Você receberá a mensagem de que seu investimento foi efetuado.

PRONTO! Você já aprendeu a investir!

Considerações Finais

por-que-usar-a-easynvest-para-tesouro-direto08

Sabemos o quanto é difícil abandonarmos nossos hábitos antigos e começarmos a tomar novas decisões, mesmo que sejam para melhor.

Ficamos tão acomodados com a inércia que qualquer mudança proposta nos causa medo, preguiça ou desconforto.

Se você está satisfeito com seus resultados atuais, excelente! Continue fazendo o que já faz e não se preocupe com mudanças!

Porém, se você sente que não leva a vida que gostaria de levar, busque fazer algo diferente, pois não se pode esperar que a mudança caia do céu.

Ficou ainda alguma dúvida para começar a investir? Caso você ainda tenha qualquer dificuldade, deixe um comentário para que eu possa ajudar!

Não deixe também de se inscrever gratuitamente no Mini-Curso Tesouro Direto, agora todo em vídeo!

Grande abraço!

Vitor Hernandes

  • Victor Campos

    Eh possível fazer tds estas coisas pelo celular??
    Cadastro, compra e venda de títulos e etc…
    Ou precisa de um computador??

  • Gilson F Santos

    Excelente didática e explanação, parabéns pelo texto Vitor!!! Já sabia de algumas coisas, valeu a pena ter lido pois tinha esquecido do site do CEI. Obrigado!

  • Fala, Victor!

    A Easynvest já tem o app também! Pode fazer por lá!

    Só a interface será diferente das fotos, mas você deve conseguir encontrar.

    Qual corretora você está usando?

  • Valeu, Gilson!

    Você está usando a Easynvest também?

  • Victor Campos

    Nenhuma
    Toh ainda adquirindo conhecimento sobre investimentos

  • Entendi. Então sugiro que teste umas 3 corretoras para ver qual gosta mais.

    Para economizar com custos no início, a Easynvest acaba sendo a escolha ideal.

  • atenir

    Valeu Vitor. Muito bom. Devo fazer meus primeiro investimentos em tesouro direto ainda este mes e está precisando de um artigo como esse para esclarecer mais. Ficou ótimo. Parabéns. Sucesso!

  • Valeu, Atenir!

    Fico feliz que tenha ajudado!

    A propósito, já está no nosso grupo do Facebook? Lá, temos discussões diariamente sobre educação financeira e investimentos: http://jornadadodinheiro.com/grupo/

    Grande abraço!

  • Gilson F Santos

    Sim. Tanto para título público como privado. Abraço

  • Gilson, está investindo também em renda variável? Ou por enquanto na renda fixa mesmo?

  • Gilson F Santos

    Ainda não, meio receoso sobre renda variável! Por enquanto apenas renda fixa mesmo e previdência privada…kkk.

  • Está certo! Um passo de cada vez!

    Monta uma boa reserva na renda fixa primeiro! 🙂

  • Marcus Vinnas

    Para fazer a compra de um produto/título é necessário já dispor de $ na conta da Easy ou se pode comprar primeiro e fazer o TED banco -> Easynvet posteriormente?

  • Marcus Vinnas

    Posteriormente = logo após

  • Fala, Marcus!

    Para comprar pelo site da corretora, é necessário já ter o dinheiro na conta.

    No entanto, pelo Portal do Investidor do Tesouro Direto, você pode fazer a compra antes e depois enviar o dinheiro para a corretora.

    Dá uma lida neste novo artigo que fala sobre o Portal: http://jornadadodinheiro.com/investir/portal-do-investidor-tesouro-direto/

    Grande abraço!

  • Marcus Vinnas

    Hey Vitor! Abri conta em duas corretoras, Easy e Daycoval, jáfaz quase um mês, e não recebi nenhum email do TD. Alguma sugestão? Obrigado!

  • Marcus, tente entrar em contato com a Easynvest então e peça solicite o acesso ao Portal do Investidor do Tesouro Direto.

    Quando fiz o cadastro, recebi essas informações por correio, mas atualmente estão usando via e-mail mesmo.

    Aproveito também para convidá-lo a participar do nosso grupo no Facebook: https://www.facebook.com/groups/662338143896292/

    Grande abraço!

  • Italo Oliveira

    Bom dia, primeiramente muito obrigado por compartilhar seus conhecimentos. tenho uma duvida. quero investir R$500,00 mensais em titulo publico durante 24 meses pra começar. qual seria a melhor opção, Selic, IPCA, Prefixado ? ou seria melhor colocar essa grana durante 24 meses na poupança e só assim depois investir os 12.000 no tesouro?

  • Fala, Italo! Obrigado pelo comentário!

    Se seu objetivo é usar esse dinheiro daqui a 24 meses, precisa escolher algum título alinhado a esse prazo.

    No entanto, não há mais títulos com esse prazo disponíveis.

    Sua alternativa seria investir no Tesouro Selic 2021, que poderá resgatar em 2018 sem risco de oscilação de mercado. Ou também pode optar por um CDB ou LCI/LCA que vençam nesses prazos.

    O ideal é investir todo mês para já começar a render. Na poupança, você perde poder de compra.

    Espero que tenha ajudado!

    Grande abraço!

  • William Martins

    Texto excelente e esclarecedor!
    Apenas algumas dúvidas me restam pra começar a investir no Tesouro: como eu aplico meu dinheiro mensalmente? Comprando o mesmo título todos os meses? Se sim, toda vez que eu acompanhar os rendimentos junto ao site do Tesouro, constará como diferentes compras do mesmo título ou aparecerá o valor acumulado no investimento?

  • Fala, William! Obrigado pelo comentário!

    Sempre que fizer uma nova compra, você pode escolher o título em que quer investir. Não há necessidade de ser sempre o mesmo, mas sim no que for mais interessante dependendo dos seus objetivos e prazos.

    No site do Tesouro, você terá o extrato consolidado e o extrato analítico.

    No consolidado, você tem a visão geral dos títulos de forma agrupada, separados somente entre títulos diferentes.

    Já no analítico, você vê cada compra separadamente, com suas taxas, dias corridos, rentabilidade, etc.

    O site é bem completo nesse sentido!

    Aproveito também para convidá-lo a participar do nosso grupo no Facebook: https://www.facebook.com/groups/662338143896292/

    Grande abraço!

  • William Martins

    Muito obrigado pela resposta, Vitor.

  • Yuri Kotke

    Oi Vitor.
    Ótimo guia.
    Como posso modificar a custodia de títulos que tenho com uma corretora (nesse caso a Rico) para a Easyinvest?
    A rico compensava para mim porque tinha conta no banco do brasil, mas eles alteraram isso em abril desse ano, então não vale muito a pena permanecer com ela para o tesouro direto para mim.
    abraço.

  • Fala, Yuri! Obrigado pelo comentário!

    Entre em contato com o atendimento da Rico e solicite o formulário de transferência de custódia. Eles deverão encaminhar isso a você.

    Então, você preenche com todos os ativos que deseja transferir.

    Sobre a questão de escolher a corretora pelo banco com o qual ela trabalha, você pode resolver isso tendo uma conta digital, aí poderá fazer DOC/TED gratuitamente e ilimitadamente.

    Veja mais detalhes neste artigo: http://jornadadodinheiro.com/poupar/chega-de-pagar-taxas-ao-banco/

    Aproveito também para convidá-lo a participar do nosso grupo no Facebook: http://jornadadodinheiro.com/grupo/

    Grande abraço!

  • Olá Vitor!
    Você saberia me dizer se posso fazer TED de uma conta conjunta da qual sou a segunda titular para a minha conta na corretora?
    Obrigada desde já. 🙂

  • Oi, Gabriele!

    Se é conta conjunta, você pode fazer a transferência sem problemas!

    Grande abraço!

  • Luís Claudio Dos Santos

    Excelente texto! Parabéns.
    Tenho conta comum apenas no BB (sem pacote de serviços). Devo começar a aplicar no TD, mas com valores pequenos, inicialmente. Faixa de R$ 50,00 a R$ 250,00. Observando as taxas, surgiu uma dúvida. Como devo aplicar valores pequenos, não acho que compense abrir conta em corretora independente, já que pagarei TED por cada transferência. Estou errado, ou parece ser melhor pagar 0,50% de administração no BB do que R$ 8,60 por cada transferência?

  • Fala, Luís!

    A melhor alternativa é ter uma conta digital, que é gratuita e permite TED/DOC gratuitos e ilimitados. Dá uma lida neste artigo para saber em detalhes: http://jornadadodinheiro.com/poupar/chega-de-pagar-taxas-ao-banco/

    Grande abraço!

  • Isabel Brasiliano

    Excelente!!! Muito esclarecedor, obrigada por compartilhar esse conhecimento!

  • Muito obrigado, Isabel!

    Fico muito feliz de ter ajudado!

    Grande abraço!

  • Vitor Oliveira Bandeira

    Vitor, três dúvidas:
    1. “Lembre-se somente de não deixar uma quantia muito alta de dinheiro parada na conta, pois será perdida em caso de falência”. Que quantia alta é essa? Existe um limite segurado pelo FGC ou por outra sistemática?
    2. A conta digital faz transferências gratuitas, mas não é gratuito fazer transferências para a conta digital. Existe alguma solução para remover esse custo?

  • Fala, xará!

    Os valores que ficarem na conta da corretora serão perdidos. Não há um limite de cobertura. Então, quando digo para não deixar muito dinheiro, seria para ficar lá somente os “trocados” que você não conseguir utilizar na compra do título, que às vezes pode ficar cerca de 10 reais, por exemplo.

    Para transferir da Easynvest para sua conta corrente, é gratuito também.

    Agora, se você tem uma conta que não é digital no Itaú, por exemplo, o valor da transferência dependerá do seu pacote de serviços. O custo sempre vem do banco remetente. Não importa se está indo para uma conta digital, haverá os custos de transferência.

    Espero que tenha ajudado!

    Grande abraço!

  • Iris Legramante

    Olá Vitor, tudo bem?
    Cheguei aqui porque abri uma conta na easynvest e não estava sabendo usar.
    Tenho algumas dúvidas. Talvez pareçam bobas, mas é que sou bem iniciante nesse quesito. Me ajude, please.
    1. Primeiro tenho de transferir o dinheiro pra conta da Easy pra depois comprar o título?
    2. Tenho de comprar “cotas” do título todo mês, ou posso fazer alternado? Sabe, um mês compro cota maior, no outro menor…
    3. Se eu me programar a transferir dinheiro pra corretora, para a compra dos títulos, tenho de fazer isso também todo mês?
    4. Vi que títulos tem um prazo, quando vence esse prazo, o dinheiro volta corrigido, correto? E se eu não tiver pressa ou necessidade de usar esse dinheiro na volta, o que faço? Compro outros títulos ou transfiro pra poupança?
    Obrigada pelo post, Abraços, Iris.

  • Oi, Iris! Tudo bem?

    Primeiramente, parabéns por estar começando a investir pela corretora!

    Vamos às perguntas:

    1. Para fazer a compra pelo site da corretora, você precisa transferir o dinheiro primeiro. Porém, é possível comprar também pelo Portal do Tesouro Direto (https://tesourodireto.bmfbovespa.com.br/portalinvestidor/). A senha de acesso você solicita para a corretora. Comprando pelo portal, você pode enviar o dinheiro para a corretora em seguida, já sabendo exatamente quanto precisa transferir. Assim, você não fica com dinheiro a mais parado na corretora. Só não se esqueça de transferir logo em seguida, pois a liquidação é feita no dia seguinte, mas se deixar para depois pode acabar esquecendo.

    2. Pode fazer como quiser. Não há nenhum tipo de obrigatoriedade quanto ao valor, à frequência ou mesmo ao título que deve escolher.

    3. Não precisa comprar todos os meses. Pode investir quando quiser.

    4. Quando o título vence, o dinheiro cai na sua conta da corretora. A partir daí, o dinheiro está com você novamente para fazer o que quiser com ele. Pode investir em outro título, outro investimento ou mesmo utilizar esse valor.

    Espero que tenha ajudado!

    Grande abraço!

  • Jackson Duarte

    Boa noite Vitor, parabéns pelas dicas, site, blog, o excelente minicursos e etc … Baseado em suas dicas e dos outros que compõem o site eu resolvi abrir minha conta na easynvest e já esta tudo ok. Porem tenho algumas duvidas:

    1. No caso de morte, o que acontece com os títulos ?

    2. No campo de adesão ao TD da Easynvest, (confesso que não entendo bem) mas nos termos diz que ela pode operar ações em meu nome? A corretora pode comprar/vender sem eu autorizar, pelo fato de eu ter aceitado os termos?

    3.Os 0,03 da Bovespa e o IR eles já são retirados no titulo que eu comprei ou terei que colocar dinheiro na conta da corretora para isso ?

    4. Se eu tiver 16k para investir, seria mais prudente eu colocar 10k na selic e 3k na IPCA e 3k na Pre ? ( lembrando que esses 10k seriam uma “poupança”)

    4.1 E se no caso eu fizer isso, tenho que ficar acessando direto relatórios ou posso comprar e visualizar tipo 1 vez por semana?

    5. Tenho conta no Santander e ele me da 02 TED por mês, a principio para mim esta bom porque vou investir todo o dinheiro que tenho no TD, mas acontece que de vez enquanto aparecem uns “bicos” na semana e tiro uns 1k, se eu conseguir toda semana (EXEMPLO MESMO RSSSS) e comprar títulos eu teria que pagar 02 TEDs, a minha duvida é a seguinte, se eu juntar esses 1K*4 e fazer só um TED no fim do mês eu irei perder o rendimento diário correto?

    5.1 Então isso me faz ter outra duvida, se eu abrir a conta digital do bradesco, ela me permite ir no bco bradesco e fazer deposito em dinheiro nos caixas rápidos? ou dar o numero da conta para um cliente e ele deposita normalmente? E apos fazer esses deposito, faço a TED gratuita para a EASY? Isso é ilimitado? Gratis, gratis mesmo ?

    Me desculpe as muitas dúvidas, mesmo tendo lido quase tudo do blog e desde já agradeço pela ajuda que nos tem dado.

  • Fala, Jackson! Muito obrigado pelo comentário!

    Vamos às perguntas:

    1. Os investimentos vão para inventário, salvo o que for declarado em testamento.

    2. Não, ela não fará movimentações que você não deseja.

    3. No momento que você compra o título, já é descontado o valor referente às taxas do primeiro semestre. No entanto, os seguintes são cobrados separadamente e você precisa deixar o valor para esse fim na conta da corretora. São cobrados no primeiro dia útil de janeiro e julho.

    4. Para objetivo de reserva de emergência, é melhor destinar o valor ao Tesouro Selic, pois é o único que não sofre oscilação em seus preços.

    4.1. Não há necessidade nenhuma de você conferir isso periodicamente. Eu gosto de olhar mensalmente para fazer o fechamento da minha carteira, mas não precisa.

    5. Você perderia o rendimento de alguns dias, mas seria um valor muito baixo e que não compensaria o valor gasto com a TED. O que você pode fazer é abrir uma conta digital, em que você tem TEDs gratuitas e ilimitadas: http://jornadadodinheiro.com/poupar/chega-de-pagar-taxas-ao-banco/

    5.1. A conta digital permite que você deposite dinheiro pelo caixa, mas pode haver alguma cobrança nisso (embora eu já tenha feito duas vezes e não tenha sido cobrado, pois eles não verificam que você tem conta digital, justamente porque a maioria não tem, e talvez nem eles saibam que existe). Assim, você teria direito ilimitadamente, e não precisa ser pelo Bradesco. Pode ser Itaú ou Banco do Brasil também.

    Espero que tenha ajudado!

    Grande abraço!

  • David Pimenta

    Boa noite Vítor, parabéns pelas informações, pretendo investir o valor total de um imóvel no tesouro selic na easynvest é seguro transferir o valor total em apenas em uma corretora ou é melhor dividir em 2 ou 3 corretoras? E seguro deixar todo o valor no tesouro Selic? Pensei no tesouro selic porque caso precise do $ sei que o resgate é possível. Obrigado abraço

  • Valeu, David!

    Sobre investir por uma única corretora, não tem problema algum, pois seus investimentos não ficarão na corretora, e sim, no caso dos títulos públicos, custodiados na Bovespa. A corretora é somente intermediária. Tome cuidado apenas com dinheiro parado na conta da corretora.

    Sobre colocar todo o valor no Tesouro Selic, depende do que pretende fazer com o valor. Você realmente precisa de liquidez no montante total?

    Há outros investimentos que têm uma rentabilidade superior à do Tesouro Selic e que poderiam compor parte da sua carteira de longo prazo.

    Essa escolha depende muito mais dos seus objetivos.

    Grande abraço!

  • Ju

    Olá Vitor, abri uma conta na Easynvest e vi lá que tem a aba “Títulos Públicos” , onde as vantagens são:
    – Remunerações e prazos diferentes do Tesouro Direto
    – Você não paga a taxa de custódia de 0,30% ao ano.

    Tem uma outra aba escrita “Tesouro Direto”, que só está escrito
    – A quantidade mínima na compra de qualquer título é de 0,01.

    Qual a diferença dessas duas abas? Se na aba “Títulos Públicos” não há taxa de custódia, eu pago que taxa para a Easynvest?

  • Representante piracar Pintura

    Caso eu queira inverstir na corretora Easynvest qual o risco que eu tenho? E eu necessariamente tenho que investir todo mês ou posso investir um valor considerável e após um ano investir novamente?

  • Fala, Representante! Tudo certo?

    A corretora é apenas uma intermediária. Seus títulos ficam custodiados na Bovespa.

    E você não é obrigado a investir todo mês. Pode investir quando e quanto quiser. Você escolhe tudo.

    Participe do nosso grupo no Facebook para aprender mais também: https://www.facebook.com/groups/662338143896292/

    Grande abraço!

  • Oi, Ju! Tudo bem?

    A aba Tesouro Direto é onde você compra os títulos públicos por meio do programa oficial do Tesouro Direto, onde tem garantia do Tesouro Nacional e custódia na Bovespa registrada em seu CPF

    Pela aba Títulos Públicos, você compra um título que pertence à corretora e fica custodiado lá, ou seja, o risco é muito maior, pois está no nome da corretora e, caso ela quebre, você perde o investimento.

    Espero que tenha ajudado!

    Participe também do nosso grupo no Facebook: https://www.facebook.com/groups/662338143896292/

    Grande abraço!

  • Ju

    Obrigada pelo esclarecimento, Vitor!! Abraço!!

  • Representante piracar Pintura

    Olá, e se eu aplicar hj no SELIC 300 mil, quanto rende até o final do ano?? Pois No simulador não tinha essa opção.

    Em 23 de jan de 2017 9:29 AM, “Disqus” escreveu:

  • Stives

    Vitor primeiramente muito obrigado pela ajuda e disponibilidade de nos fornecer tal conteúdo.

    Quero comprar um imovel e tenho disponivel por mes 4 mil reais pra ser investido, penso em guardar essa quantia por 5 anos, qual seria a melhor carteira?

  • Fala, Stives!

    O ideal é você escolher títulos com vencimento próximo à data que pretende usar.

    Isso inclui títulos do Tesouro, CDBs, LCIs, etc. Nas corretoras, você costuma encontrar variados títulos com vários vencimentos diferentes para escolher.

    Também pode abrir conta diretamente em bancos e financeiras, que costumam oferecer títulos mais vantajosos.

    Participe também do nosso grupo no Facebook: https://www.facebook.com/groups/662338143896292/

    Grande abraço!