USE A INFLAÇÃO PRA INVESTIR!

IPCA PRI

Use a Inflação para Investir!

Quando comecei meus investimentos, eu ficava na dúvida dos tipos de rentabilidade existente. Havia muitos artigos sobre renda fixa pós fixado atrelado ao CDI, mas quase nenhum sobre IPCA.

Pesquisei no Google recentemente e não existe ainda muitos artigos à respeito de renda fixa atrelado ao IPCA.

IPCA é a nomenclatura dada à inflação oficial do Brasil. Todo dia existe notícia a respeito do aumento da inflação, mas nenhuma sobre os investimentos em que você ganha com o IPCA.

Imagine um investimento em que você não precisa se preocupar com o aumento da inflação. Se a inflação ficar a 20 %, você ganha 20 %. Parece impossível, mas existem investimentos em renda fixa com essa característica. E geralmente, esses investimentos possuem uma parte do ganho em taxa prefixada, geralmente maior que 5 % ao ano. Concluindo, você ganharia 20 % + 5 % de rentabilidade ao ano.

Quais são as opções para o investimento em renda fixa atrelada ao IPCA?

Você pode investir diretamente pelo Tesouro Direto através dos Títulos IPCA ou por bancos menores através de LCI, CDBs ou LC. Outra forma seria investir indiretamente através da Previdência Privada ou contratação de Seguro.

Passo a passo para você iniciar seu investimento em IPCA:

Como eu sei que para você investir é como vencer várias batalhas contra o seu medo, fiz esse passo a passo especialmente para te ajudar.

Conforme este artigo, você deve primeiramente abrir conta em uma corretora.
Esse primeiro medo de deixar o dinheiro em uma corretora é o que me fez demorar 4 anos para investir no Tesouro Direto. Para mostrar o quanto é seguro esse procedimento, fiz dois exemplos reais com meu dinheiro para te inspirar.

Exemplo com a Rico.

Primeiramente, verifiquei as taxas do Tesouro IPCA no site do Tesouro Direto:

IPCA01

Comparei com as taxas no site da Rico

I

Observe que as taxas são iguais, o que me fez ter a segurança de comprar o título. Para a aposentadoria, comprei o IPCA 2035. Se você comparar as taxas com outros países, um investimento de 20 anos que rende maior que 6% + IPCA é um bom negócio. Neste dia, ela estava com 6,28 % + IPCA. Uma dica que eu dou é: quando os títulos de IPCA Principal estiverem com uma taxa prefixada maior que 6 %, na dúvida compre o título. Se tiver mais que 6,5 %, aproveite e compre com certeza.

IPCA03

Observe que a própria Rico faz a conta do valor total do título para você. No valor, já está incluso o 0,1 % da taxa de administração anual da Rico.
Depois, para avaliar se a compra foi mesmo efetuada, entre na página do Tesouro Direto Oficial.

IPCA

Vá em protocolos e coloque em consultar:

IPCA05

E assim, você confirmará a compra:

IPCA

Fique tranquilo que o seu dinheiro já está sob a custodia do CBLC com seu CPF atrelado. Vai demorar mais 3 dias para a compra ser liquidada.

Neste mesmo dia, na Rico apresentava duas opções de venda em bancos menores, mas o valor mínimo era maior:

IPCA07

IPCA09

Se você tivesse mais que 50 mil reais, poderia investir nelas. Teria garantia do FGC, mas neste caso não teria liquidez diária.

Para mostrar a segurança das corretoras, fiz outra compra do Tesouro Direto na Socopa. Utilizei a renda mensal dos Fundos Imobiliários e os dividendos das minhas ações.

Após verificar na página oficial do Tesouro Direto, comparei as taxas com a tabela do Tesouro Direto da página da corretora:

IPCA09

Como as taxas eram iguais, fiz a compra:

IPCA10

E verifiquei a compra na página do Tesouro Direto (conforme descrito acima para a compra do título na Rico) para confirmar a situação do protocolo.

Passo 2: O medo de perder dinheiro.
Depois que você investiu e perdeu o medo de transferir o dinheiro para a corretora, vem o medo de ter feito uma aplicação ruim. Aquele medo de perder dinheiro é normal, mas deve ser superado.
O Tesouro IPCA possui muita oscilação de preços, e caso você venda ele antes do vencimento, você poderá perder o dinheiro. Por isso, esse investimento deverá ficar até o vencimento!
Observe que no dia 17 de Julho, a tabela de preços no Tesouro era de:

IPCA11

A taxa neste dia se encontrava em 6,30 para o Tesouro IPCA 2035. Você percebeu que em 3 dias, ela apresentou 3 taxas diferentes (6,28%, 6,32% e 6,30%). Consegui provar o quanto de oscilação este título possui em apenas 5 dias.

Quando você verificar no Extrato Consolidado da página oficial do Tesouro Direto, verá que seu título terá valor líquido negativo no mesmo dia:

IPCA12
IPCA13

Observe que se quisesse vender o título no dia 17 de julho, eu perderia dinheiro. Tanto na Rico como na Socopa. Eu sei que nesta hora vem aquele medo: se for para perder dinheiro, preferia deixar na poupança.

Mas confie no Jornada do Dinheiro, você está no caminho certo. Esta rentabilidade negativa acontece pela oscilação das taxas prefixadas e só será real se você vender o título. Como eu sei que você deixará este título até o vencimento, eu tenho certeza que você terá uma boa recompensa. Pense em um investimento de longo prazo e não deixe que essas rentabilidade negativa te entristeça.
Não se preocupe que o seu dinheiro estará seguro e você terá um bom retorno.

Veja a rentabilidade de um título IPCA 2024 que comprei em junho do ano passado:

IPCA14

Ela está na Easynvest (terceria corretora do artigo!) e comprei há 1 ano. Veja que a rentabilidade acumulada é de 14,39%. A paciência é essencial no mundo dos investimentos!

Uma breve explicação dos títulos Tesouro IPCA:

Este título possui duas alternativas: Tesouro IPCA Principal e Tesouro IPCA com juros semestrais. No Tesouro IPCA Principal, você receberá o título no vencimento, de uma única vez. No Tesouro IPCA com juros semestrais, a cada semestre você receberá parte dos rendimentos. A desvantagem dos juros semestrais é o imposto de renda maior (em 6 meses de aplicação, os juros que receber terão um desconto de imposto de renda maior) e o menor efeito dos juros compostos (o montante total é menor porque a cada pagamento dos juros semestrais ela diminui).

Se você for jovem, eu te aconselharia a investir no IPCA Principal. Se você já for um aposentado, o IPCA com juros Semestrais pode ser uma alternativa melhor.
Geralmente existem três vencimentos: 5 anos, 10 anos e 20 anos. Se conseguir manter o investimento por mais de 2 anos, conseguirá um desconto de imposto de renda menor (15%).

Conclusão:

Agora você conhece outro tipo de investimento em renda fixa que é o Tesouro Direto atrelado ao IPCA.

Quando você ver na televisão que a inflação aumentou, você não se preocupará tanto porque seu investimento estará seguro contra ela (aliás, vai até aumentar sua rentabilidade).
Tentei fazer você superar os dois maiores medos: transferir o dinheiro para a corretora e perder dinheiro na aplicação. Se você entender a dinâmica do investimento, e praticar , você conseguirá superar esses medos!

Se tiver dúvida sobre qual taxa prefixada é boa, considere maior que 6 % anual + IPCA uma excelente aplicação. Lembre-se que existem vários vencimentos (5, 10 e 20 anos). Escolha a que coincidir melhor com seus objetivos.

Se mesmo assim você não se sentir seguro para investir, recomendo que procure livros e cursos sobre o assunto. Um curso em especial, que fiz e recomendo, é o ”Como Investir no Tesouro Direto”, do coach financeiro Leandro Sierra.  É um curso voltado para quem deseja aprender o passo-a-passo para investir no Tesouro Direto, e irá ensinar todas as características dos títulos, como investir e como realizar as melhores escolhas para cada caso. Ele irá dar mais confiança e conhecimento para que você tome a decisão certa. Clique aqui para saber mais.

Caso queira saber mais, recomendamos o excelente conteúdo Tesouro Direto Descomplicado do Rafael Seabra, com tudo que você precisa saber sobre Tesouro Direto e dar o próximo passo. Saiba mais nesse link.

Deixe um comentário abaixo se tiver alguma dúvida!

Edson Ichihara