A JORNADA DO INVESTIDOR DE SUCESSO

investidor de sucesso

Olá, investidores!

Você nunca investiu!? Mesmo assim eu afirmo, você é um investidor nato!! Não lhe conheço pessoalmente, mas no artigo de hoje procurarei enfatizar as suas características de investidor, e, também, mostrar cada fase que você passará até ter uma vida financeira plena e equilibrada.

Me acompanhe nesta jornada, meu nome é Leonardo Batistella e sou Coach e Educador Financeiro na equipe Jornada do Dinheiro.

(Uma dica, as palavras em destaque remetem para alguns dos artigos mais populares publicados em nosso site, procurei fazer uma compilação de artigos para cada fase da vida financeira de uma pessoa).

E então, meu amigo, minha amiga, você nunca investiu? Seus investimentos ainda não estão no patamar que você desejava? O que está lhe faltando?

Para Dominar um nicho de investimentos não existe fórmula mágica, já lhe adianto. É necessário estudo e entendimento, convenhamos, isso não é novidade. Mas o que as pessoas que se destacam das outras têm de singular?
As vezes somos bastante dedicados, estudamos, colocamos fé em nossos empreendimentos e investimentos, mas mesmo assim não chegamos lá.

Independente de qual seja o seu estágio financeiro hoje, saiba que possivelmente você não terá sucesso pleno caso tenha esquecido algum fundamento, por mais básico que seja, em termos de educação financeira.

O medo da pobreza sempre estará à espreita.
Chegou a hora de matar de vez este medo!

Vamos lá!

Questione-se, faça uma avaliação sincera da sua vida financeira. Você é um gastador? Se a resposta for não, pergunte para terceiros de seu convívio. Você me acha uma pessoa gastadora?

Se ainda assim a resposta for não, perfeito, aguarde um minuto que já retomamos.

Sendo sim a resposta, reveja os motivos que levaram você a tal conclusão. Separe pelo menos três ou quatro eventos em que você fez gastos ou dívidas das quais você mais se arrependeu.

Qual foi o sentimento anterior à realização dos gastos? E qual o sentimento posterior? Sinta como se fosse agora, feche os olhos para imaginar se necessário. Separe alguns minutos para este exercício, é importante!

Bem, com base nisso você vai traçar os seus próximos passos da sua jornada. Sempre que se deparar com uma situação semelhante às que você elencou anteriormente, pense no que aconteceu, tenha calma e tome a decisão depois que os ânimos acalmarem.

Com isso você trabalhará o AUTO CONTROLE, primeiro fundamento básico para um investidor de sucesso.

Agora os que não são gastadores e ex gastadores estão no mesmo estágio. Então vamos para a próxima parada da nossa estrada, o poupador.

Para ter uma mente poupadora não é necessário ser mesquinho, temos que usufruir dos benefícios que o dinheiro nos proporciona.

Mas o poupador é aquele que possui uma organização na ponta do lápis, se você ainda não tem esta conduta acho que não posso enquadrá-lo como poupador.

ORGANIZAÇÃO é o segundo fundamento das pessoas de sucesso.

Ou seja, faça uma planilha, no início quanto mais simples e prática melhor. Coloque os seus ganhos diários, semanais ou mensais, você escolhe. Após isso, coloque todos os gastos fixos que você tenha, aluguel, luz, etc., bem simples. Algumas pessoas usam aplicativos de celular para auxiliar.

Assim você saberá como controlar os gastos do seu dia dia.

Ao final da conta, sobra algum dinheiro? Caso não sobre, veja o que pode ser feito para enxugar o seu orçamento, reveja os gastos que você pode abrir mão sem que saia prejudicado.

Mas se por ventura você está endividado, leia este artigo. Você também pode baixar o nosso e-book que traz excelentes sacadas para você superar esta fase.

Bom, agora temos um dinheiro sobrando na poupança todo o mês, mas o que fazer?

Para um investidor de sucesso é essencial ter uma reserva de emergência, ou seja, um valor suficiente para pagar as suas despesas fixas por pelo menos uns 5 ou 6 meses. Mas, lembre-se, poupança não é investimento, se você quer que as suas economias rendam procure um investimento que lhe faça realmente decolar, mas com segurança e liquidez diária para esta reserva.Para esta modalidade o papel ideal é o Tesouro Selic, encontrado no Tesouro Direto.

Montada a reserva de emergência, você já pode ir adiante e diversificar a sua carteira.

Algumas pessoas escolhem planos de previdência privada, outras escolhem o Tesouro Direto, e ainda existe os que investem em boas oportunidades que lhes surjam no dia dia, sempre possuindo a garantia de segurança para não perder os seus investimentos, e de preferência com liquidez.

Após percorrer estes passos então você estará pronto para começar com os seus investimentos.

Como investimento seguro e com liquidez, pego como exemplo hoje o Tesouro Direto, nesta etapa da jornada você deve conhecer as possibilidades que este tipo de investimento lhe oferece. É um investimento em renda fixa, ou seja, conhecendo as características dos títulos que estão sendo negociados você não irá perder o seu dinheiro.

Como você tem um montante que está economizando todo o mês, agora pode escolher um investimento seguro e rentável para realizar. Que tal planejar a sua aposentadoria? Trocar de carro dentro de três ou quatro anos? Ter a sua casa própria em dez anos? Pois o Tesouro Direto lhe proporciona isso.

Quer conquistar os seus sonhos financeiros? Então lembre-se do terceiro requisito das pessoas de sucesso, a DISCIPLINA.

investidor_de_sucesso2

Seja disciplinado e monte uma carteira de investimentos em renda fixa que esteja intimamente atrelada aos seus objetivos financeiros.

Passado algum tempo e tendo você dominado o percurso até aqui, está na hora de se aventurar além da trilha marcada, você vai abrir caminho com as suas próprias mãos.

O quarto fundamento de uma pessoa de sucesso é SABER CORRER RISCOS.

Quando falo em correr riscos digo em você começar a investir em renda variável, como ações, mercado futuro, fundos imobiliários, ações americanas, mercado de forex, etc.

É aqui que nos aproximamos do ponto alto da nossa jornada, pois quanto maior o risco, maiores as possibilidades de ganho. Todavia, você deve procurar seguir todas as etapas que este artigo trouxe, caso contrário em algum momento você sentirá falta de um requisito ou outro que somente um investidor de sucesso possui.

Você não saberá correr riscos caso não seja uma pessoa que tenha auto controle, requisito primeiro de um investidor de sucesso. Estas qualidades não apenas se somam, mas se complementam, não seja displicente com um dos pontos que mais impactam a sua vida como um todo, ou seja, os seus recursos financeiros.

Resumindo:

1 – Tenha auto controle e seja organizado. Se deseja atingir os seus objetivos financeiros saiba a hora certa de gastar o seu dinheiro, e também tenha os seus ganhos e gastos anotados pelo menos em um papel.

2 – Livre-se das dívidas e comece a poupar o seu dinheiro.

3 – Invista! Seja disciplinado para que, se possível, todo o mês você possa fazer algum tipo de investimento em renda fixa que não lhe comprometa. Para colher e preciso semear.

Dentro da disciplina ainda está o conhecimento. Estude onde você esta investindo, saiba as características de cada papel e o funcionamento do mercado.

4 – Com este mesmo espírito de estudos, de ir além, comece a entender o mercado de renda variável. É nele que as chances mais significativas de lucro se encontram. Saiba correr este risco.

Pronto, na teoria você sabe qual a jornada de um investidor de sucesso, mas para que este sonho se torne realidade é preciso AÇÃO, tome esta atitude AGORA, neste momento, chega de procrastinar, dê o primeiro passo!

Mas, lembre-se, tudo tem um começo meio e fim, o caminho das pedras você já sabe. Reveja seus passos até agora dados, se precisar estou aqui para lhe ajudar nisso.

Muito obrigado!

Leonardo Batistella

  • Isabelly Cacesi

    Nossa,muito legal ! vou começar meus investimentos !!

  • Leonardo Savian Batistella

    Muito obrigado, Isabelly. O importante é tomar a decisão e agir, você está no caminho. Se precisar de ajuda é só falar! Boa sorte!

  • Douglas Ribeiro

    Começando os estudos para em breve investir com sabedoria. Muito bom!