CHEGA DE PAGAR TAXAS AO BANCO!

taxas

Chega de pagar taxas ao banco!

Você, com certeza, já deve estar cansado de gastar seu suado dinheiro com impostos, contas, taxas e compras de tudo o que necessita. No fim, não sobra nada para o lazer, não é?

No entanto, sempre podemos enxugar alguma coisa do orçamento.

Sabia que é possível ter uma conta bancária sem pagar nada?

Conheça a conta digital!

O que é a conta digital?

A conta digital funciona igual a uma conta corrente, mas não cobra nenhuma tarifa de manutenção, desde que você use exclusivamente os meios eletrônicos (internet banking, caixa eletrônico e celular).

Que serviços posso utilizar?

Com a conta digital, você pode consultar extratos, pagar contas, fazer transferências (DOC e TED ilimitados e gratuitos), sacar dinheiro etc.

Se utilizar algum serviço com o auxílio de um atendente na agência, será cobrada uma tarifa à parte, cujo valor varia de acordo com o banco ou o serviço desejado.

É sempre bom consultar o banco para saber exatamente sobre suas regras.

Quais bancos oferecem essa opção?

Entre os maiores bancos, os que possuem a conta digital são (clique no nome de cada banco para acessar sua respectiva página):
Banco do Brasil
Bradesco
Itaú

Como faço para abrir essa conta?

Basta ir a uma agência de sua escolha, levando os seguintes documentos:
Documento original (RG, CNH ou carteira de trabalho);
CPF;
Comprovante de residência (conta de luz, água, telefone ou gás);
Comprovante de renda (holerite, declaração do imposto de renda ou contracheque).

Se essa modalidade de conta é tão vantajosa, por que não conheço ninguém que a usa?

Não há interesse nenhum para o banco divulgar um tipo de conta em que você não precisa pagar taxas. Por isso, são poucas as pessoas que conhecem e continuam gastando parte de sua renda com taxas totalmente desnecessárias.

Conselho bônus

Antes de ir ao banco, leia no site do banco escolhido o regulamento sobre a conta digital (links fornecidos no tópico sobre os bancos).

Muitas vezes, o gerente se fará de desentendido (ou realmente não saberá que existe essa opção), então você terá de mostrar que não é um leigo qualquer que pode ser enganado.

Assim, você poderá indicar a ele onde encontrar as informações para agilizar o processo.

Experiência própria

Foi em junho de 2012 que descobri sobre essa modalidade de conta. Quando fiquei sabendo, não levei muito a sério e pensei que era mentira. “Como assim, os bancos têm pacotes sem cobrança de taxas?”, eu pensava.

Até que resolvi ir à agência do Bradesco, onde eu já tinha minha conta corrente, e perguntei para a gerente sobre a conta digital. Disse que gostaria de alterar minha conta para o pacote digital.

Para a minha surpresa, ela respondeu que isso não existia e que eu já tinha o plano mais barato (de estudante).

Foi a minha confirmação de que, realmente, aquilo que eu havia lido estava errado. É claro que a gerente sabia do que estava falando, afinal ela trabalha lá…

Voltei para casa e, por algum motivo, aquilo não saiu da minha cabeça. Acabei resolvendo pesquisar mais e, inclusive, no próprio site do Bradesco.

E não é que achei o que estava buscando?

No dia seguinte, fui à agência novamente e lá estava a mesma gerente. Dessa vez, eu disse a ela que havia pesquisado no site do Bradesco e encontrado a DigiConta.

Mostrei para ela, que se mostrou bastante surpresa (realmente não pareceu que estava tentando me enganar, de fato ela não conhecia). Provavelmente, no treinamento dos bancos, não ensinam os funcionários a oferecerem os melhores serviços para os clientes, mas sim os melhores serviços para o próprio banco.

Imediatamente, ela ligou na central para verificar como fazia essa conversão de contas e logo estava pronta. Não me lembro exatamente se tive de esperar algum prazo, mas, se tivesse sido desgastante, eu me lembraria.

Enfim, tenho a conta até hoje e nunca tive nenhum problema. Nunca precisei ir à agência depois disso. Aliás, fui sim… apenas para instalar o aplicativo com token no celular (muito bom, por sinal), e nem fui tarifado por isso.

E agora, o que fazer?

Abra a sua conta digital imediatamente!

Mencionei aqui a minha história sobre o Bradesco, mas não é uma indicação de escolha. Sinceramente, não sei qual o melhor banco, pois não conheço o atendimento do Banco do Brasil e do Itaú, mas procure se informar e decidir o que acha mais interessante.

Aliás, por não ter custo algum, poderia até mesmo abrir conta nos três bancos para avaliá-los por um tempo e decidir o que gosta mais. Fica a critério de cada um.

Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe um comentário.

E você, que já tem uma conta digital, está satisfeito com ela?

Grande abraço!

Vitor Hernandes