5 SUGESTÕES DE COMO USAR O SEU 13º SALÁRIO

como-usar-decimo-terceiro-salario-capa
O final do ano está chegando e, com ele, uma época muito festiva, com promessas de ano novo e esperanças renovadas.

Para grande parte dos trabalhadores, também significa receber aquele 13º salário ao qual tem direito.

E, quando ele vem, o que você faz?

Muitas pessoas utilizam todo o valor para comprar presentes e fazer as festas de final do ano.

Outras, infelizmente, estão em uma situação de ter que direcionar todo o valor para pagamento de dívidas.

Neste artigo, separei 5 sugestões de como usar o seu décimo terceiro para que você possa começar 2017 com o pé direito!

1) QUITE SUAS DÍVIDAS

Se durante o ano você não conseguiu colocar o orçamento nos eixos e acabou acumulando dívidas, o melhor a fazer é direcionar esse “dinheiro extra” para ajudar a quitá-las.

Sei que é chato, em uma época festiva, termos que abrir mão de fazer coisas que gostamos.

No entanto, é um sacrifício que deve ser feito para você entrar em 2017 com a consciência muito mais tranquila.

Faça o levantamento de todas as suas dívidas, com os valores e juros a serem pagos.

Tente renegociá-las com os credores. Muitos deles preferem que você pague um valor menor do que não consiga pagar nada. Ambos os lados acabam ganhando aqui.

Feito isso, pegue seu valor disponível e quite as que tiverem os maiores juros, pois são as dívidas que crescem com maior velocidade.

Se mesmo assim sobrar mais dívidas a serem pagas, tente um empréstimo com juros mais baixos no seu banco, podendo ser um CDC ou crédito consignado, por exemplo.

Pegue esse empréstimo no valor total das dívidas restantes, quite todas elas e fique com apenas essa dívida de juros menores.

Planeje seu orçamento dos meses seguintes de forma que consiga arcar com essa dívida e para nunca mais acumular dívidas que comprometam suas finanças.

Veja aqui como controlar seus gastos do dia a dia.

2) UTILIZE COM OS GASTOS DE INÍCIO DO ANO

Se você não tem nenhuma dívida, parabéns!

Pode aproveitar essa situação favorável para ficar ainda mais tranquilo utilizando o décimo terceiro nos famosos “gastos do início do ano”, mais comumente IPTU, IPVA e escola dos filhos (matrícula, materiais e uniforme).

Se conseguir bons descontos nesses pagamentos à vista, é ideal que o faça! No entanto, se o desconto não for tão interessante, pode valer o parcelamento, desde que você saiba como se organizar de maneira adequada.

Uma outra questão é que sabemos que teremos que arcar com esses gastos todo ano. Então, por que não se planejar com antecedência em vez de deixar para o final do ano?

Podemos pegar esse valor total e dividir por 12 parcelas para sabermos qual seria o impacto disso caso fosse uma despesa mensal.

Assim, o ideal é guardarmos todo mês o valor correspondente a essas despesas para que, quando elas chegarem, já termos toda a quantia economizada e podendo barganhar descontos melhores.

Esse planejamento vale não apenas para esses gastos de início de ano, mas também para outros que sabemos que são recorrentes, como presentes de aniversário e outras datas comemorativas.

3) UTILIZE PARA SUA DIVERSÃO

como-usar-decimo-terceiro-salario-1

Se você foi organizado durante todo o ano, não acumulou dívidas e tem folga no orçamento para lidar com os gastos que estão por vir, nada mais justo do que presentear a si mesmo como forma de recompensa por seu merecimento conquistado!

Faça aquela viagem com sua família, prepare uma festa legal de fim de ano, dê presentes para quem você ama e curta um descanso!

Afinal, você trabalhou o ano todo e manteve as contas sempre em ordem. Está na hora de curtir!

A vida também precisa de diversão, e não apenas pagar as contas (e nem apenas só a diversão, deve haver sempre um equilíbrio).

Pare de apenas sobreviver e comece a viver!

Isso depende de uma organização financeira adequada.

4) INVISTA PARA CONQUISTAR OUTROS SONHOS

Se você não está endividado, está com todas as contas sob controle, já conseguiu se divertir e, mesmo assim, ainda sobrou alguma coisa, você é um extraterrestre!

Brincadeiras à parte, você faz parte de uma minoria e pode aproveitar para economizar e investir visando algum outro objetivo.

Seja a compra de um carro, compra da casa própria, pagar a faculdade dos filhos, ter um complemento de aposentadoria ou, até mesmo, a independência financeira, todos nós temos sonhos na vida.

Você pode utilizar esse valor extra para investir e colocar o dinheiro para trabalhar a seu favor.

Temos diversos artigos aqui no site para que você possa aprender sobre Tesouro Direto, títulos privados, fundos imobiliários, ações, bitcoins, dólar e, até mesmo, Forex.

Tudo depende do seu perfil como investidor, estabilidade no emprego, fase da vida e objetivos.

5) INVISTA EM CONHECIMENTO

como-usar-decimo-terceiro-salario-2

Sempre que nossos leitores perguntam qual o melhor investimento, respondemos que é o conhecimento.

É o conhecimento que capacita você para tomar as melhores decisões.

Hoje em dia, nessa era da informação, profissionais com repertório intelectual são cada vez mais valorizados.

E não só isso: para ser autônomo ou empresário, é necessário ainda mais conhecimento porque você depende apenas de si mesmo. Não terá um salário fixo, terá que ser seu próprio chefe e não terá ninguém para substituí-lo nas tarefas.

Portanto, invista em conhecimento, não digo somente financeiramente, mas tempo de estudo também é uma maneira.

Com o auxílio da internet, você pode aprender tudo o que quiser.

É claro que você encontrará muita porcaria e fontes não muito confiáveis. Aí entra mais uma vez o conhecimento para você ter a capacidade de discernimento do que é bom ou ruim.

Ler livros e fazer cursos podem ajudar muito a acelerar seu aprendizado, economizando boa parte do tempo que você passaria procurando informações de qualidade e todas fragmentadas.

Em um livro ou curso, você encontra as informações todas compiladas, em forma de passo a passo, de profissionais que você conhece e confia.

Caso você pense que não tem disciplina para estudar sozinho, chame alguém para estudar com você, pois com certeza um incentivará e cobrará o outro, além de ficar muito mais gostoso para aprender juntos.

E, sabendo da dificuldade que é começar os estudos em educação financeira para dar o primeiro passo, decidimos fazer um evento agora em dezembro para você começar 2017 cheio de ideias para colocar em prática!

Será um treinamento intensivo com duração de 2 dias (16 horas), nos dias 10 e 11 de dezembro de 2016, na cidade do Rio de Janeiro.

O Workshop Jornada do Dinheiro foi desenvolvido para ajudar quem é totalmente leigo em educação financeira e investimentos.

Você sairá de lá com uma nova mentalidade voltada para o sucesso financeiro, além de saber conseguir organizar suas finanças familiares na prática.

Também aprenderá tudo sobre títulos públicos e privados e ajudaremos você a montar uma carteira de investimentos em renda fixa de acordo com seu perfil.

Para não me estender demais aqui no artigo, clique aqui caso queira mais informações sobre o Workshop Jornada do Dinheiro.

Para quem já investe, continue se aprimorando cada vez mais no conhecimento, pois esse é com certeza o seu principal ativo e que levará com você para o resto de sua vida.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O final do ano é uma época de comemorações!

Porém, não adianta comemorar uma vida todo endividado e sem a conquista de sonhos.

Utilize seu dinheiro e 13º salário com sabedoria, que, com certeza, você terá um futuro muito mais próspero e de sucesso!

Se tiver mais alguma dica de como utilizar o décimo terceiro, deixe um comentário!

Grande abraço!

Vitor Hernandes

  • Marcos de Paula

    Excelente artigo!!

  • Valeu, Marcos!

    Espero que tenha ajudado nas reflexões!

    Grande abraço!