GIRO FINANCEIRO: ANDRÉ BONA ENTREVISTA EDSON ICHIHARA

ENTREVISTA

GIRO Financeiro: André Bona entrevista Edson Ichihara!

Olá, o formato do artigo de hoje é um pouco diferente dos nossos conteúdos.

Apresentarei aqui como se deu a criação do nosso site, qual o funcionamento de nossa presença na internet e nossos planos para o futuro.

A iniciativa do Giro Financeiro, que consiste em diversas entrevistas entre blogueiros, foi ideia do Jonatam Gebing, fundador do site Pobre Poupador.

Ele propôs um formato de entrevista para que o público de nossos sites pudessem conhecer melhor quem está por trás daquele conteúdo fornecido.

No bate-papo de hoje, André Bona, fundador do site Blog de Valor, faz as perguntas para mim, Edson Ichihara, um dos fundadores da Jornada do Dinheiro.

Entrevista:

1) Edson, tenho acompanhado o seu blog, o Jornada do Dinheiro, que é uma fonte gratuita e com conteúdo de muita qualidade no qual as pessoas podem aprender sobre como controlar melhor suas finanças e seus investimentos. Eu gostaria que você falasse um pouco de quando surgiu a ideia de criar o blog. Quando ele efetivamente começou e qual foi sua motivação para criá-lo?

A ideia de criar o Jornada do Dinheiro surgiu quando eu, Edson Ichihara, juntamente com Vitor Hernandes, Leonardo Batistella e Guilherme Fellet nos conhecemos em outro curso on-line.

Percebemos que os cursos sobre educação financeira e investimentos, em geral, não eram completos e práticos e que, acima de tudo, faltava um acompanhamento maior do professor.

Motivados em facilitar o ensinamento para os investidores com dicas práticas e fáceis de serem implementadas, criamos o site Jornada do Dinheiro para realmente fazer a diferença na vida dos brasileiros.

Nosso projeto começou em janeiro de 2015 e conseguimos colocar o site no ar em abril de 2015.

Atualmente, temos a equipe reforçada pela Hevlin Costa, fundadora do site Poupar e Viver.

2) No seu blog, você utiliza artigos divididos em basicamente 3 categorias: poupar, investir e gerar renda. Isso acaba definindo também o foco central do seu trabalho. Eu gostaria que você falasse um pouco mais sobre cada categoria dessa e o que cada leitor pode esperar dos conteúdos, nessas categorias, de acordo com seu momento de vida.

Sabemos que é preciso estudar e trabalhar para conseguir ganhar um salário. Porém, esse é apenas o primeiro passo.
Resolvemos dividir os passos seguintes em: poupar, investir e gerar renda.

Antes de tudo, você precisa aprender a poupar. Nessa etapa, deve-se organizar ganhos e gastos. Incentivamos a organização e damos dicas de como diminuir os gastos supérfluos.

Com os gastos controlados, você acaba tendo mais dinheiro disponível para poder investir. Ou seja, você deve procurar alternativas que fazem seu dinheiro trabalhar para você. Abordamos desde a renda fixa, como o Tesouro Direto, até ações e fundos imobiliários.

Com os dois primeiros itens acertados, você terá maior estabilidade financeira e pode pensar em gerar renda extra. Aqui você poderia abrir uma empresa, investir leilões de imóveis, marketing digital, abrir franquias, entre outras possibilidades.

3) Hoje, o leitor que deseja acompanhar seu conteúdo tem a possibilidade de fazê-lo pelo próprio blog e por outras mídias sociais. Caso um leitor deseje receber suas novidades, novos artigos e mais conteúdo, o que ele pode esperar de cada uma das mídias e com que frequência você normalmente entrega novos conteúdos ao público?

Temos a nossa newsletter que os leitores podem assinar gratuitamente pelo site. Fazendo isso, os leitores recebem por e-mail notícias sobre os novos artigos e cursos que consideramos ideais para o público.

No Facebook, temos o nosso grupo “Discussão Jornada do Dinheiro” e a fanpage “Jornada do Dinheiro”. No grupo, tiramos as dúvidas dos leitores e colocamos dicas diariamente.

No Instagram, colocamos fotos e vídeos curtos sobre educação financeira e investimentos.

Também temos o Twitter que usamos para divulgar novos artigos e notícias sobre o assunto.

Criamos recentemente um canal no YouTube, no qual teremos tutoriais, dicas e entrevistas para todos que nos acompanham.

E, finalmente, o site www.JornadadoDinheiro.com, no qual colocamos artigos inéditos semanalmente com dicas para facilitar os investimentos e a vida financeira do leitor.

4) Uma coisa muito interessante que eu vi é que, de imediato, uma pessoa interessada em aprender sobre investimentos pode receber gratuitamente um e-book que contém um guia de investimentos, certo? Esse e-book eu baixei e achei realmente muito prático e objetivo. É muito interessante que o investidor pode usá-lo como guia de consulta sempre que precisar! Além de um glossário que explica termos utilizados com frequência por todos nós que falamos de mercado, mas que, em um primeiro contato, o investidor precisa realmente entender de que se trata. Gostaria mesmo de parabenizá-lo por disponibilizar esse guia gratuitamente para leitores do seu blog. Mas o que eu queria saber mesmo é por que vocês entenderam que esse conteúdo teria muito valor para o seu leitor e não um outro conteúdo. Gostaria que falasse mais sobre o guia para que as pessoas que estão nos lendo agora também possam conhecê-lo e baixá-lo. Comente sobre ele com a gente.

O mundo dos investimentos é cheio de termos específicos e diversas opções.

O Vitor Hernandes achou interessante compilar em um e-book os principais tipos de investimentos para que o leitor consiga ter uma noção básica e saber comparar os investimentos, mas, acima de tudo, compreender por que a caderneta de poupança hoje é um péssimo negócio.

Ele é um guia para conhecer e entender os jargões e as siglas dos investimentos. Eu me lembro que, quando comecei a investir, não sabia o que era Taxa Selic nem CDI. No e-book, explicamos tudo sobre estas palavras e outros assuntos.

Aproveito aqui, inclusive, para que os leitores deem sugestões sobre o que pode ser melhorado e adicionado para a segunda edição que pretendemos lançar.

Para baixar o e-book, basta acessar www.jornadadodinheiro.com e se inscrever em nossa lista. O leitor receberá por e-mail gratuitamente.

5) Bom, vocês já possuem uma quantidade de conteúdo relevante para as pessoas e, pelo que venho acompanhando, estão ampliando a presença digital. Quais são os planos do Jornada do Dinheiro para o futuro?

Nossa Jornada está apenas começando. Gostamos de escrever os artigos e responder as dúvidas dos leitores. Mas vimos que, para melhor entendimento do assunto, temos que criar uma atmosfera de aprendizagem como uma escola moderna.

Temos o plano de lançar um curso onde o leitor possa ter um ensinamento diferenciado e completo, sempre com nossa ajuda para que ele não se sinta sozinho e para adquirir confiança até conseguir estudar por conta própria e ter segurança em suas escolhas.

6) Por fim, eu gostaria de parabenizar você por sua iniciativa e de sua equipe e fico muito feliz de ter companheiros como vocês, entusiastas da educação financeira, para difundir conhecimentos para as pessoas. Deixo agora aberto para você fazer suas considerações para os leitores.

Gostaria de agradecer ao Jonatam Gebing pela oportunidade de fazer esta entrevista e parabenizá-lo pela iniciativa. Agradecer a você também, André Bona, pelas excelentes perguntas.

Aos leitores, gostaria de dar o conselho de sempre estudar sobre investimentos e educação financeira. O conhecimento é o maior bem que uma pessoa pode conquistar e, com ele, você conseguirá superar crises (como a que estamos vivendo) e ainda aproveitá-la para enriquecer.

Grande abraço!

Edson Ichihara

  • Guilherme Fellet

    Me sinto orgulhoso de fazer parte desse belo projeto.

  • Anderson Henrique Chaves

    Muito bacana a entrevista.
    Já ouvi alguns mitos de que os médicos são os piores investidores por n motivos, mas pelo que pude aprender com o Edson, percebi que vai muito da mentalidade que cada um tem quando o assunto é educação financeira.

    Parabéns pelo blog e sucesso na divulgação da educação financeira de forma gratuita e com qualidade

  • O André Bona tem otimos videos no youtube tem me ajudado muito tbm, fico muito agradecido em saber que existem pessoas como vcs do site e ele dispostos a ajudar principiantes como eu rs

  • Edson Ichihara

    Obrigado pelo elogio! Nossa missão é facilitar o aprendizado de vcs no mundo dos investimentos!