OS 3 BLOQUEIOS QUE IMPEDEM A SUA PROSPERIDADE

landing4

Os Três Bloqueios que Impedem a Sua Prosperidade – e o Que Fazer a Respeito

Existem muitos artigos de qualidade que falam sobre planejamento financeiro, controle de dívidas e investimentos.

Muitas pessoas leem estes artigos e, mesmo assim, não conseguem tomar as rédeas da sua vida financeira e caminhar rumo à prosperidade. Pensando nisso, resolvi fazer um artigo um tanto diferente. Não vou dar dicas matadoras nem revelar segredos para alcançar a riqueza.

Neste artigo, você aprenderá como colocar em prática todo esse conhecimento que já existe, tanto neste blog quanto em outros sites, livros e cursos.

Existem alguns bloqueios que impedem as pessoas de prosperar e, acredite, a falta de conhecimento não é uma delas. A maior falha das pessoas é não utilizar o conhecimento que adquirem, especialmente quando se trata de planejamento e mudança de hábitos financeiros. Nos próximos tópicos, explicarei do que se trata cada um desses bloqueios e o que fazer para superá-los.

1 – Não colocar a mão na massa

Conheço muitas pessoas que estudam sobre investimentos e sabem fazer um planejamento financeiro, mas, mesmo assim, possuem uma vida financeira descontrolada. Em busca de uma solução, elas estudam cada vez mais, sempre buscando uma solução que seja adequada ao seu problema. A frase mais comum destes casos é:
“Mas comigo é diferente”
Será?

Imagine a situação: você decide que quer se organizar e sai em busca de informações. Lê um artigo, lê outro, assiste a um vídeo, faz um curso… Mas não sai do lugar. Você acha que seu problema é outro.

Não!

Com você não é diferente.

Os princípios são universais e adaptáveis a todas as situações. A dificuldade aqui é outra.

A verdade é que você entrou em uma espiral de constante busca de informações, sem parar para refletir e implementar. Procurar informações e aprender é um passo muito importante para a sua educação financeira, mas um livro por si só não mudará a sua vida, e sim a aplicação do conhecimento que está contido nele.

Como diz Napoleon Hill em seu livro ‘’Pense e Enriqueça’’:
“Conhecimento NÃO é poder. Conhecimento é apenas poder em potencial. Ele torna-se poder apenas quando organizado em planos de ação definidos, e direcionado para uma finalidade definida.”

Para sair dessa espiral, é necessário criar outro hábito: o hábito da ação.

É preciso se acostumar a, assim que a informação é recebida, tentar colocar isso dentro da sua realidade e tomar alguma atitude. Seja em uma mudança comportamental, seja em uma mudança física.

Mesmo que pequena, essa pequena atitude é a raiz de um hábito duradouro e que trará inúmeros benefícios a longo prazo.

Menos conhecimento e mais ação é mais efetivo do que muito conhecimento e nenhuma ação.

2 – Não admitir o óbvio

O segundo bloqueio é a dificuldade em admitir o óbvio.

Você começa a ler um artigo e pensa:
“Isso eu já sei!”

E então você para de prestar atenção e ignora completamente o restante do conteúdo.

Você quer saber o segredo para enriquecer?

Fácil. Gaste menos do que ganha.

Óbvio, não?

Sim, óbvio e verdadeiro, mas mesmo assim as pessoas não aceitam que a solução seja tão simples. E a maioria dos livros de educação financeira tenta passar justamente essa mensagem, com o bônus de mostrar meios para isso ser feito.

Você até quer começar a economizar e investir, mas tudo é difícil, é complicado reduzir os gastos, e o resultado é sempre em longo prazo. Você acha muito desanimador fazer todos esses sacrifícios e gostaria de um atalho.

Vou contar um segredo para você: não existem atalhos.

Amanhã não será melhor que hoje se você não tomar nenhuma atitude. E essa atitude muito provavelmente é sobre algo que você já está cansado de saber.

O problema é que muitas pessoas, ao se depararem com uma informação já conhecida, inconscientemente se recusam a continuar estudando e implementar o conceito, porque isso significa admitir que elas já sabiam e mesmo assim não fizeram nada.

“Para vencer este bloqueio, é preciso ser sincero consigo mesmo.”

Será que você está realmente entendendo e refletindo a respeito de todos os conhecimentos sobre educação financeira que você aprendeu?

Não devemos bloquear nosso cérebro para receber informações, mesmo que, aparentemente, seja algo que já sabemos. É muito provável que um novo livro, artigo ou vídeo promova uma visão diferente sobre um mesmo assunto, capaz de realmente fazer você entender e dar ideias para novas ações que você pode tomar a respeito daquele conceito. Porém, novamente, de nada adianta estudar sem implementar, é preciso vencer a procrastinação, que é o terceiro bloqueio para a prosperidade.

3- Procrastinação

Parabéns!

Você leu este artigo e vários outros livros, assistiu a vídeos, fez cursos e até baixou uma planilha de controle financeiro. Mas a sua vida financeira continua a mesma. Será que os livros são ruins? Será que ninguém entende o seu problema?

Aposto que não.

O último bloqueio para a prosperidade é a famosa PROCRASTINAÇÃO, que está intimamente ligada com o primeiro bloqueio – não implementar rapidamente.

Você sabe que precisa guardar no mínimo 10% do seu salário, mas decide começar no próximo mês. Afinal, ainda não é a hora, este mês está complicado, a fatura do cartão foi alta, mas no mês que vem tudo será diferente.

Você aprendeu que é necessário fazer um planejamento financeiro, anotar os gastos, usar alguma planilha, caderno ou aplicativo e controlar tudo o que entra e o que sai.

No entanto, você leu este artigo em uma quinta-feira à noite. Hoje já não dá mais tempo, não é? E também não dá para começar em uma sexta-feira. Então você decide que vai começar na segunda-feira.

Chega a segunda-feira, mas você percebe que é o meio do mês e novamente posterga isso para o mês seguinte…

E, enquanto isso, o seu dinheiro vai embora, sua aposentadoria fica cada vez mais longe e você fica um passo mais longe da prosperidade.

Não espere a hora certa.

Os planetas nunca estarão perfeitamente alinhados.

Não espere a segunda-feira. Comece hoje. Comece agora.

Pense um pouco em como é a vida dos homens e das mulheres mais ricos do mundo. São pessoas que colocam coisas em prática. Eles não procrastinam. Imagine se Warren Buffett pensasse que “É novembro… Não estou com vontade de começar a investir agora, vou esperar até janeiro. Porque aí sim as coisas serão diferentes”.

Faça hoje o que você poderia fazer amanhã. Pare de retardar os seus sonhos.

Leia. Aprenda. Pense. Implemente.

Só assim você conseguirá a prosperidade.

Resumindo…

Os três bloqueios que impedem as pessoas de atingirem a prosperidade são comportamentos comuns que todos fazem diariamente, em todas as áreas da vida. O essencial é sempre estar em movimento e ter proatividade suficiente para agir e colocar em prática o que você aprendeu. Só assim é possível delinear um futuro diferente e melhor do que a sua vida atual.

E aí, o que você está esperando?

Comece agora mesmo. Deixe seu comentário com a pequena ação que você fará neste exato momento para melhorar a sua vida financeira!

Até a próxima!

Hevlin Costa – Poupar e Viver

  • Parabéns pelo artigo Hevlin!!! Um artigo com uma abordagem direta ao ponto! Com certeza vai ajudar muita gente a sair do lugar e começae a botar a mão na massa. Parabéns novamente e pessoal coloquem a mão na massa e dêem o primeiro passo.

  • Guilherme Fellet

    Eu acordei pra vida e comecei a investir não tem um ano. Tinha faturas de cartões de crédito altas e se sobrasse uma grana no fim do mês estava mais que bom. Não tinha o menor planejamento e investia muito mais em passivos do que ativos (não investia em quaisquer ativos na verdade…). Depois de um tempo organizei meus pensamentos e comecei a investir,mas isso foi consequência de força de vontade. Uma extrema força de vontade.
    Você tem que ser honesto consigo mesmo, e detectar o que está errado, pra mudar o curso do barco. Nós temos a capacidade diária de nos programarmos e reprogramarmos pra qualquer coisa.. seja vida financeira, afetiva, rotinas físicas,etc.. É só querer e ter disciplina pra seguir o plano. Focando na recompensa que inevitavelmente vai vir. Reclamar é fácil, difícil é agir e parar de procrastinar como bem dito no post.

  • Andrea Prima

    Aproveitando o assunto, a quem interessar, um teste para identificar seu tipo de procrastinador:

    http://www.playbuzz.com/sidartal10/que-tipo-de-procrastinador-voc

    É baseado no livro de uma psicóloga chamada Linda Sapadin (“It’s About Time!: The Six Styles of Procrastination and How to Overcome Them”, Penguin Books, 1997).

  • Eduardo Limeira

    Muito bom!

  • É exatamente isso , Guilherme. E parabéns pela sua iniciativa e proatividade em tomar as rédeas da sua própria vida!

  • Obrigada Leandro! 🙂

  • Obrigada!

  • Andrea, não conhecia esse. Valeu pela dica!

  • Anderson Henrique Chaves

    Como diz mt Bastter, o quanto voce poupa todo mes é mais importante do que qualquer outra coisa.
    Primeiro foque no trabalho em vez de entrar de cabeça no mercado.
    Conseguiu apertar os cintos, poupar pelo menos 10%? Siga o proximo passo que é estudar educaçao financeira primeiro com renda fixa, investir em renda fixa a maior parte do capital e em paralelo estudar sobre outras fontes de renda como fundos imobiliarios, ações e quando sentir-se confortável alocar uma pequena parte aos poucos na RV.

    vejo mt gente querendo ficar milionario em 2, 3 anos. Isso nao existe, a menos que se ganhe na Sena. Infelizmente queremos tudo no curto prazo, e nao queremos abrir mao das coisas caríssimas que só nos tiram dinheiro do bolso!

    Poupar, apertar os cintos, controlar o padrao de vida sem abrir mao da qualidade de vida, investir e reinvestir.
    leva tempo e nao tem segredo!

  • Janete Barbosa

    Obrigada pelas dicas… muito úteis, vamos abandonar a procrastinação já!!!

  • Bruno Martins

    Parabéns pelo artigo! Muito esclarecedor e reflexivo.

  • Jorge Eduardo

    Acho que esta na hora de voce escrever um artigo ,gostei!!!!