Muitos investidores desejam iniciar seus investimentos em renda variável, mas ainda pensam que a bolsa de valores é cassino ou que precisam ter muito dinheiro.
No artigo “Vale a Pena Investir em Ações?”, comento sobre alguns pontos importantes antes de você investir em ações.
Também decidi criar a Carteira de Ações do Jornada para simular um investidor começando com 10 mil reais e aportando 1 mil reais todo mês.
Uma vez por mês postarei a atualização da carteira para verificarmos o progresso. Assim, farei o novo aporte de 1 mil reais e somarei também os rendimentos recebidos dentro de cada mês.
O objetivo da carteira é focar em aumentar a renda passiva. A valorização do portfólio é secundária, principalmente no curto prazo, no qual as cotações têm suas aleatoriedades.
Além disso, a carteira é para longo prazo, mas isso não significa que não venderei ações quando achar necessário, seja por perda de fundamentos ou por preços esticados demais.
Repare que a data da carteira consta como 01/03. Isso porque foi a data da montagem dela no vídeo que publiquei no YouTube. Assista o vídeo:
Portanto, a carteira foi montada com 10 mil reais, divididos em 5 ações, com cerca de 2 mil reais em cada.
Então, começamos o nosso portfólio da seguinte maneira:

É importante ressaltar que as ações da carteira não são indicações de compra ou venda. São apenas ativos que gosto e tenho em minha própria carteira.
Nos próximos vídeos e artigos, falarei sobre cada uma das ações para que você conheça as principais características delas.
Veja também a Carteira de Fundos Imobiliários do Jornada.
Que ações você tem em sua carteira? Quais você não teria? Deixe seu comentário!
Até a próxima atualização! Grande abraço!
Vitor Hernandes