POR QUE USAR A SOCOPA PARA FUNDOS IMOBILIÁRIOS?

porque-usar-a-socopa-para-fundos-imobiliarios-capa

Por que usar a Socopa para Fundos Imobiliários?

Sei que escolher uma boa corretora não é tarefa fácil. E esse fator é responsável por muitas pessoas ainda não investirem.

Muitas não investem por comodidade ou até medo de sair do banco e investir via corretora de valores.

Outras, ainda, têm muitas dúvidas sobre qual corretora escolher no meio de tantas opções.

Há algumas semanas, escrevi o artigo “Por Que Usar a Easynvest para Tesouro Direto?” para ajudar os iniciantes em renda fixa.

No entanto, embora a Easynvest seja excelente para Tesouro Direto e títulos privados, falo no mesmo artigo que ela não é uma boa alternativa para renda variável, por ter a obrigatoriedade de gastar ao menos 30 reais por mês.

Por esse motivo, falarei neste artigo sobre a corretora que uso para renda variável.

Como sempre, aproveito para ressaltar que nosso site não tem nenhum patrocínio de corretora ou qualquer outra empresa ou pessoa.

Procuramos opinar sobre aquilo que conhecemos e que testamos para que sirva como auxílio na tomada de decisão dos investidores.

Sem mais delongas, vamos ao assunto principal do artigo.

Por que Investir pela Socopa?

porque-usar-a-socopa-para-fundos-imobiliarios-13

 

A Socopa tem uma sólida reputação no mercado financeiro e já existe há quase 50 anos. Além disso, foi a primeira corretora do Brasil a implementar um home broker, a plataforma de negociação de ações pela internet (antes, todas as negociações eram feitas em balcão ou por telefone).

Porém, o que mais me chamou a atenção foi o fato de não cobrar a taxa de corretagem para fundos imobiliários (a única corretora que trabalha assim).

Veja a tabela de custos extraída do próprio site da corretora:

porque-usar-a-socopa-para-fundos-imobiliarios-01

Como muitos já sabem, os fundos imobiliários são meus investimentos favoritos, então essa decisão foi muito fácil de ser tomada para mim, pois poderia comprar e vender tranquilamente pagando somente os custos de emolumentos e taxa de liquidação, que somam 0,0325% do valor total movimentado.

Além dessas pequenas taxas, há também a taxa de custódia que custa 10 reais por mês. Ou seja, posso fazer quantas operações quiser e pagar somente pouco mais de 10 reais.

Para quem investe em ações, também não é mau negócio, pois a taxa de corretagem é de 7 reais e, se fizer alguma operação durante o mês, a taxa de custódia fica isenta.

Portanto, para quem faz somente 1 operação com ações no mês, o custo fica ainda menor, pois o total pago é de somente 7 reais!

Para quem realiza muitas operações com ações, a Socopa já não é mais tão interessante, pois é possível encontrar outras corretoras com taxa de corretagem mais atrativa.

A corretora também oferece ferramentas interessantes, como gráficos, imposto de renda, notícias e planilhas, além do conteúdo Lopes Filho.

Quanto ao atendimento, considero de boa qualidade, tanto via chat quanto telefone.

Compensa Usar para Renda Fixa?

porque-usar-a-socopa-para-fundos-imobiliarios-12

 

Para ficar mais prático, muitos investidores acabam preferindo utilizar a Socopa também para renda fixa e concentrar todos os investimentos nela.

Porém, para Tesouro Direto, existe a cobrança de 0,1% ao ano de taxa de administração, enquanto a Easynvest não cobra essa taxa.

A diferença é pequena e muitos alegariam que insignificante. No entanto, se posso ter isenção dessa taxa, por que pagá-la?

Além disso, a Easynvest tem uma grande variedade de títulos privados (CDB, LCI, LCA, LC) de bancos diferentes.

Já a Socopa oferece somente o CDB do próprio Banco Paulista, que não tem rentabilidade tão interessante.

Um terceiro ponto é que, embora seja mais prático manter todos os investimentos na mesma corretora, pode haver um pequeno inconveniente.

Se, eventualmente, a corretora falir, você ficará sem acesso aos investimentos por algum tempo, até que consiga transferir a custódia para uma nova corretora.

Essa é das dicas que costumo dar para se proteger dos riscos das corretoras.

Portanto, prefiro manter renda fixa na Easynvest e renda variável na Socopa.

Como Abrir a Conta na Socopa?

porque-usar-a-socopa-para-fundos-imobiliarios-10

 

Para abrir a conta, basta acessar o site da Socopa clicando aqui e você cairá nesta tela:

porque-usar-a-socopa-para-fundos-imobiliarios-02

Preencha os dados solicitados e, provavelmente, terá também uma tela que pedirá seus documentos.

A corretora então verificará os dados. Isso pode levar alguns dias.

Quando seu acesso for liberado, você receberá seu login e senha e então basta acessar e trocar a senha se desejar.

Como Transferir Dinheiro para a Socopa?

porque-usar-a-socopa-para-fu

 

Após fazer o login, você poderá ver o menu de opções na parte superior da tela. Clique em “Minha conta” e depois em “Como enviar dinheiro”. Você estará nesta tela:

porque-usar-a-socopa-para-fundos-imobiliarios-03

A Socopa trabalha com a conta no Banco Paulista, então você precisará enviar um TED ou DOC.

Para não ter custos com TED/DOC, você pode abrir uma conta digital totalmente gratuita (no Banco do Brasil, Bradesco ou Itaú), que oferece TED/DOC gratuitos e ilimitados. Isso é praticamente indispensável para um investidor diminuir seus custos.

Depois de enviado seu dinheiro para essa conta, a corretora identificará o depósito pelo seu CPF. Para agilizar esse processo, você pode enviar o comprovante anexando-o nessa mesma tela.

Como Investir em Fundos Imobiliários pela Socopa?

porque-usar-a-socopa-para-fundos-imobiliarios-09

 

Se você tem o interesse de investir em fundos imobiliários, provavelmente já leu este artigo nosso que explica as diferenças entre os FIIs e os imóveis físicos.

Portanto, também já sabe que os FIIs são negociados em bolsa de valores, assim como as ações, por meio de um código (ticker).

Ao fazer login no site, clique em “Ferramentas”, depois “Socopa Pro”. Ou simplesmente no botão “SOCOPA PRO” no lado direito da tela.

Isso abrirá uma nova tela com vários números e códigos. Caso não esteja habituado com essas janelas que aparecerão, pode fechá-las para não se confundir. Então, sua tela ficará somente com os nomes na parte superior:

porque-usar-a-socopa-para-fundos-imobiliarios-04

No início, parecerá bem confuso mesmo, mas você se acostuma com o tempo.

Cada um desses nomes abre uma nova janela dentro do seu home broker. Explicarei brevemente sobre as principais.

Quando você clicar em “Planilha”, abrirá a janela que considero a mais importante, pois é onde você poderá personalizar os FIIs e ações que deseja acompanhar:

-para-fundos-imobiliarios-05

A sua janela provavelmente aparecerá vazia ou com menos informações que a minha. Essa é a tela que uso para acompanhar alguns ativos.

Veja que ali no topo você pode adicionar novas listas para acompanhar, pois em cada uma das listas cabe somente 30 ativos diferentes.

Na segunda linha, estão as informações de cada coluna. Clicando em cada um desses nomes, você pode alterar para o dado que quiser.

Na primeira coluna, estão os códigos dos FIIs. Você pode adicioná-lo à lista clicando no ícone à esquerda e digitando o ticker correspondente.

Essa é a janela mais importante pois é por meio dela que você conseguirá acompanhar as informações de todos os ativos que lhe interessam.

Outra janela que é interessante, mas já é opcional é o “Livro”:

-para-fundos-imobiliarios-06

O livro de ofertas é onde você pode ver com maior detalhamento as ofertas de compra e venda de determinado ativo. Basta digitar o código dele que você verá essa tela.

Na prática, as informações da primeira linha com valores significam que o maior valor oferecido para comprar o BRCR11 nesse momento é de 89,00. Ou seja, se você tem esse fundo e deseja vender logo, colocando para vender a 89,00 é possível vender imediatamente.

Por outro lado, existe a ponta das vendas. O menor valor de venda oferecido nesse momento é de 89,50. Então, se você quiser comprar imediatamente, pagará esse valor.

Caso queira comprar por um valor menor, basta lançar uma ordem de compra abaixo de 89,50 e esperar que o mercado aceite vender pelo valor que você colocou. Pode acontecer de chegar no seu valor, como pode acontecer de subir mais ainda o preço e você não conseguir comprar. Essa é a lei do mercado na bolsa de valores.

E como faço para lançar uma ordem de compra ou ordem de venda? Vamos para outra janela importantíssima, que é a “Boleta”:

porque-usar-a-socopa-para-fundos-imobiliarios-07

Então, utilizando o mesmo fundo do exemplo anterior, abrimos uma boleta que estará em branco para você.

A partir daí, você digita o código na primeira linha e aí poderá informar o restante dos dados.

Você pode selecionar se deseja comprar (Compra) ou vender (Venda).

O tipo você pode definir se quer comprar no valor que o mercado está oferecendo (A Mercado) ou definir um valor específico (Limitada).

Na quantidade, coloque o número de cotas que deseja comprar ou vender.

No preço, coloquei um valor que estava entre aqueles que vimos no livro de ofertas. Isso significa que a ordem não será executada imediatamente.

Coloquei também que a validade é até cancelar. Então, a ordem ficará lá até ser executada ou até que eu cancele.

Portanto, caso você queira comprar imediatamente, basta lançar a mercado que o sistema comprará diretamente pelo menor preço de venda oferecido (no caso, 89,50).

Se não quiser comprar pelo preço de mercado e preferir colocar uma ordem e esperar, confira a dica do próximo item!

Existem várias janelas no home broker, mas o artigo ficaria gigantesco para explicar sobre todas. Falei sobre as essenciais para que você possa começar a investir agora mesmo.

Caso tenha alguma dúvida, deixe um comentário que ajudarei você.

Dica Extra para “Ordens em Pescaria”

porque-usar-a-socopa-para-fundos-imobiliarios-08

 

Se você já estuda há algum tempo sobre investimentos, encontrará investidores que defendem duas ideias distintas.

A primeira é de que o preço pelo qual você compra um fundo imobiliário pouco importa, pois seria impossível adivinhar quando ele está de fato “barato” e quando está “caro”.

Essa ideia defende que, conforme você faz seus aportes mensalmente, seu preço tende à média, pois você comprará tanto em preços altos quanto baixos.

Isso diminui seu nível de estresse, pois você entra no site da corretora, lança a compra a valor de mercado e vai embora, em questão de pouquíssimos minutos.

A segunda ideia defende que preço é sim muito importante, pois seu rendimento está ligado diretamente ao preço pelo qual você comprou.

Por exemplo, supondo que BRCR11 distribui R$ 0,85 ao mês por cota, se você comprar uma cota por R$ 100,00, seu rendimento será de 0,85% ao mês; se comprar por R$ 90,00, seu rendimento é de 0,94%.

Além disso, em uma possível valorização, o retorno de quem comprou mais barato será maior caso decida vender em algum momento.

Quem defende essa ideia justifica que ninguém compra o mesmo ativo todos os meses, principalmente em uma carteira bem diversificada. Muitas vezes, acaba comprando aquele ativo somente 1 vez por ano, o que dificulta fazer com que o preço pago esteja na média.

Outro argumento é de que a bolsa é muito volátil e, em especial nos FIIs, o spread (a diferença) entre os preços de compra e venda costumam ser bem grandes, fazendo com que uma compra a mercado possa fazer oscilar 3% facilmente (podendo chegar até a 10% em fundos com pouquíssima liquidez).

Esses 3% podem representar 3 ou 4 meses de rendimentos seus, ou seja, é como se a compra estivesse “comendo” 3 ou 4 meses de renda.

Quem segue essa ideia normalmente coloca “ordens em pescaria”, isto é, lança ordens de compra em um preço que julga justo para determinado ativo e espera até que alguém venda por aquele valor.

É conhecido como pescaria, pois, assim como pescar, utilizar esse método requer muita paciência para “fisgar seu peixe”.

Para essa estratégia, existe uma opção na Socopa que se chama “Limite Operacional” (deve ser solicitado aos atendentes da corretora).

A corretora libera um valor correspondente a 40% dos seus ativos em custódia para que você possa operar sem ter transferido o dinheiro ainda.

Por exemplo, supondo que você tenha 100 mil reais investidos, a corretora libera 40 mil reais como espécie de crédito para você operar.

Dessa maneira, você pode lançar suas ordens em modo pescaria sem utilizar dinheiro próprio e manter investido em algo com liquidez, como Tesouro Selic ou CDB com liquidez diária, e, quando eventualmente conseguir comprar algo, solicitar a transferência da renda fixa e transferir para a corretora.

Tome muito cuidado ao fazer isso!

Nunca coloque mais ordens do que você é capaz de pagar de verdade, pois, caso não consiga pagar, a corretora tomará seus ativos.

Por esse motivo, caso resolva utilizar esse limite, você precisa lembrar de olhar a sua conta ao final de todos os dias para saber se comprou algo e poder transferir o dinheiro correspondente, lembrando que você tem até 3 dias para transferir, pois a liquidação se dá em D+3.

Para quem busca tranquilidade, não é uma boa opção. Para quem está animado em investir (normalmente no início da vida de investidor), esse é um modo inteligente de otimizar o uso do seu dinheiro.

Considerações Finais

porque-usar-a-socopa-para-fundos-imobiliarios-14

Considero a corretora Socopa ideal para quem está começando em renda variável e não deseja fazer muitas operações por mês.

Resumindo os custos por número de operações mensais:
– Nenhuma: R$ 10,00 (taxa de custódia)
– 1 de fundos imobiliários: R$ 10,00 (taxa de custódia) + 0,0325% de taxas da Bovespa
– 1 de ações: R$ 7,00 (taxa de corretagem e isenção de custódia) + 0,0325% de taxas da Bovespa
– 1 de ações + fundos imobiliários à vontade: R$ 7,00 (taxa de corretagem e isenção de custódia) + 0,0325% de taxas da Bovespa

Para quem faz mais de 1 operação com ações ao mês, pode ser mais vantajoso utilizar uma corretora com taxa de corretagem menor, dependendo do número de operações e do valor da taxa de custódia da outra corretora.

Caso você tenha alguma dúvida ou sugestão de algo que você faz para otimizar seus custos, fique à vontade para deixar um comentário!

Grande abraço!

Vitor Hernandes