INVESTIR NO TESOURO DIRETO É SEGURO!

tesouro direto é seguro

Investir no Tesouro Direto é seguro!

O medo é o fator mais importante para deixarmos de seguir nosso sonho. Geralmente ele é maior com o desconhecimento.

Lembro-me que tinha medo de dar carinho ao cachorrinho de minha noiva, um shitzu pequenininho bem carismático. E quando eu perdi o medo? Quando eu vi a amiga de 3 anos da prima da minha noiva dando carinho nele. Sem medo e feliz com o carinho do pequeno shitzu Riquinho.

Hoje sempre quando vou a casa dos pais da minha noiva eu brinco com o Riquinho. Esse exemplo me motivou a escrever este artigo, porque eu percebi que no mundo dos investimentos ocorre a mesma situação.

Previdência Social (INSS), Previdência Privada, Poupança são investimentos que a maior parte dos brasileiros aplicam (seja obrigatoriamente ou por falta de conhecimento de outras opções), mas quando o assunto é Tesouro Direto, Ações, Fundos Imobiliários, surge aquele medo nas pessoas.

Cansei de ouvir nas festas de familiares aquela pergunta irônica: “Está ganhando bem com os investimentos?”, “Cuidado para não perder dinheiro!”. Pelo desconhecimento deles, minhas aplicações são mais seguras e mais rentáveis.

Previdência Social – INSS – está falida!

Vou falar primeiro das aplicações que os brasileiros são obrigados a investir. A Previdência Social (INSS) está praticamente falida. Você deve ter visto nos noticiários que para o ano que vem, já há um déficit de bilhões. Imagine daqui a 10 e 20 anos. Aquele dinheiro suado que você pagou ao INSS provavelmente você não receberá no futuro.

TD_E_SEGURO01
Veja no quadro acima, numa apresentação da Secretaria de Políticas de Previdência Social. O resultado mostra um déficit de 66 bilhões no acumulado de 12 meses em abril de 2015.

Imagine numa idade mais avançada o trabalho que terá: ir a agência do INSS, pegar fila, mostrar os comprovantes e provavelmente receber menos do que pagou durante anos.
Quantas pessoas você conhece que comentam que estão recebendo pouco do INSS? Infelizmente, é a realidade. E isso não é só no Brasil, nos Estados Unidos a Seguridade Social também está falida.

Previdência Privada é um investimento seguro?

Veja 4 razões para questionar essa segurança e a possível vantagem em relação aos títulos públicos federais:

-A sua Previdência Privada (do Itaú, do Banco do Brasil, do Bradesco, enfim, de todos os bancos) aplica nos Títulos Públicos Federais. Você paga uma taxa para eles investirem nos mesmos ativos que você pode aplicar diretamente com menos custos.

-Se o gestor da sua Previdência perder todo dinheiro do fundo, o gestor e o banco não vão perder nada, mas você perderá tudo. O risco está com você.

-E no final, se você tiver lucro, uma parte dela irá pagar as taxas de administração e de carregamento do seu plano.

-Esse dinheiro vai ficar “preso” por 10 anos ou mais (leia o contrato, e descobrirá que pagará uma multa se resgatar antes!).

Enfim, você está investindo em um ativo em que o risco é todo seu e o lucro você divide com o banco.

Poupança é melhor que os títulos públicos federais?

Poupança é a maneira mais fácil de investir, mas será que você entendeu o que acontece com seu dinheiro na Poupança?

-Você emprestou seu dinheiro ao banco, em troca de uma taxa de 6% + TR ao ano, com rentabilidade mensal. E o banco vai emprestar esse dinheiro para uma pessoa que vai financiar um imóvel por 10% + TR ao ano.

-Ou seja, você ajuda o banco a ganhar dinheiro. E se você além de ter dinheiro na poupança, fizer um financiamento de um imóvel, você ajudará o banco duas vezes.

-Esse mesmo banco na qual você investiu seu dinheiro na Poupança, tem a maior parte de seus aplicações nos títulos Públicos Federais! Ou seja, você empresta seu dinheiro ao banco, ganha míseros 6% + TR, e o mesmo banco investe nos Títulos Públicos Federais.

TD_E_SEGURO02

-E você deve estar falando que a Poupança é garantida pelo FGC (Fundo Garantidor de Créditos). E advinha aonde o FGC investe? Em títulos Públicos Federais e em Operações Compromissadas lastreadas em títulos públicos! (veja no quadro acima a Demonstração Financeira do FGC).

Aprendendo com os exemplos…

Todos sabem que se você comprar um produto diretamente do fornecedor, pagará um preço melhor e ainda será mais seguro. Não precisará pagar o custo dos intermediários.

Agora, coloque essa sua sabedoria na parte financeira dos seus investimentos. Se a Previdência Privada, os Bancos , o Governo, estrangeiros, seguradoras e até o FGC possuem aplicações em títulos públicos, o que você pode concluir? O sistema financeiro inteiro está errado e isso não é seguro?

Claro que não!
Os títulos públicos federais são os investimentos mais seguros em um país, garantido pelo Tesouro Nacional. Se poupança fosse realmente bom, a Previdência Privada, os bancos, o Governo investiriam na Poupança. Ah, mas é muito difícil investir nos Títulos Públicos, não é?

Resposta errada! Com o Tesouro Direto, desde 2002, as pessoas físicas e os pequenos investidores podem aplicar diretamente em títulos públicos federais. Você precisa somente de um agente de custódia (corretora ou banco) e pronto. Leia este artigo que vai te ajudar a escolher uma corretora

Fiz uma compra ao vivo no Periscope de um título público federal no dia 18 de setembro de 2015. Utilizei minha conta da Easynvest. Veja o replay neste link.

Ficou com vontade de iniciar seus investimentos?

Provei que sou uma pessoa que também tem medos, mas minhas ações me fizeram uma pessoa corajosa para superá-los. O título público federal é como o pequeno shitzu: parece mais perigoso do que realmente é.
Percebi junto com meus amigos do Jornada do Dinheiro que superar os medos de mudar a sua maneira de investir é o obstáculo mais difícil. Por isso, estamos em várias mídias (Facebook, Youtube, Periscope, Twitter, Instagram) para te ajudar nesse processo.

Caso queira saber mais, recomendamos o excelente conteúdo Tesouro Direto Descomplicado do Rafael Seabra, com tudo que você precisa saber sobre Tesouro Direto e dar o próximo passo. Saiba mais nesse link.

Vamos publicar futuramente exemplos de pessoas como você que perdeu o medo e agora vive mais tranquilamente no mundo dos investimentos.
Deixe sua dúvida abaixo e vamos superar seu medo.

Edson Ichihara

Para quem não conseguiu ver o vídeo: